Facebook faz primeiro teste de avião com internet

Buscar

Facebook faz primeiro teste de avião com internet

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook faz primeiro teste de avião com internet

Voo foi realizado para verificar desempenho, componentes, aerodinâmica, baterias, controles de sistema e treinamento de equipe


21 de julho de 2016 - 17h09

O Facebook divulgou nesta quinta-feira, 21, que o primeiro voo teste do Aquila foi bem-sucedido. O avião de longa distância e alta altitude movido a energia solar oferece internet a populações sem operadoras ou serviços relacionados acessíveis na proximidade.

O projeto é parte das iniciativas que compõem o grupo Internet.org, composto também por Samsung, Ericsson, MediaTek, Opera Software, Nokia e Qualicomm, além da rede social.O avião autômato foi guiado pela área de engenharia do Facebook conhecida como Connectivity Lab, também responsável pelo projeto, numa tarde de 28 de junho, no Arizona. Segundo relatos, o teste deu tão certo que foi estendido de 30 para 96 minutos.

aquila_infografico_facebook

Apesar de ter sido realizado em altitude baixa e em pouco tempo, o modelo tem capacidade de voo de três meses ininterruptos, numa altura entre 60 mil e 90 mil pés, circulando numa região de até 96 quilômetros de diâmetro. Ele é capaz de oferecer internet de dez gigas por segundo por meio de comunicação a laser e sistema de ondas milimétricas.

O Facebook anunciou que já havia feito diversos testes com modelos com escala de 1/5 do Aquila, mas essa foi a primeira com uma versão no tamanho original, que tem a envergadura de um Boeing 737. Apesar disso, o drone é superleve, feito de fibra de carbono, e pesa o equivalente a um piano de cauda.
O voo foi realizado para verificar desempenho, componentes, aerodinâmica, bate

14_Jay Parikh

Jay Parikh, VP do Facebook: “Vamos fazer o Aquila voar mais rápido, longe e mais alto”

rias, controles de sistema e treinamento de equipe.

Segundo texto de Jay Parikh, vice-presidente de engenharia do Facebook, “nos nossos próximos voos, vamos fazer o Aquila voar mais rápido, mais longe e mais alto. Eventualmente, voará a mais de 60 mil pés. Cada teste irá nos ajudar a aprender e nos mover mais rápido em direção ao nosso objetivo.”

Mark Zuckerberg, CEO, também se pronunciou, fazendo uma avaliação geral da experiência e enumerando os pontos de melhoria. Ele disse que “é tudo parte de nossa missão de conectar o mundo e ajudar mais de quatro bilhões de pessoas que não estão online a acessarem todas as oportunidades da internet”.

Veja abaixo um vídeo sobre o Connectivity Lab, do Facebook:

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Como o público enxerga os anúncios em sites de notícias?

    Pesquisa realizada pela Teads ao lado da CNN Brasil revela critérios para a escolha de site de notícias, bem como sentimentos em relação a anúncios em veículos

  • Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Operação brasileira da CNBC apresenta sede

    Redação, estúdios, áreas operacionais e gestão da emissora funcionarão em prédio no Itaim Bibi, em São Paulo