Cenp-Meios divulga investimentos no 1º semestre de 2018

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Cenp-Meios divulga investimentos no 1º semestre de 2018

A compra de mídia das 78 maiores agências do Brasil movimentou R$ 7,67 bilhões de janeiro a junho deste ano, crescimento de 3% comparado com o mesmo período de 2017


12 de dezembro de 2018 - 15h46

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulga nesta quarta-feira, 12, os dados do primeiro semestre de 2018 do Cenp-Meios, novo indicador brasileiro de investimento em compra de mídia. Os números representam os valores que passaram pelas maiores agências do País, certificadas pela entidade, cobrindo mais de 60% do total de investimento em mídia feito no Brasil, segundo estimativa comparada à apuração do Monitor Evolution da Kantar Ibope Media. Os cálculos referentes à 2017 contaram com a participação de 75 agências e, para o levantamento deste ano, foram 78 empresas que colaboraram.

Nessa amostra, os investimentos somaram no semestre passado R$ 7,67 bilhões em compra de mídia para anunciantes, sendo 61,8 % destinados a TV aberta, 14,4% para a internet e 7,6% para mídia exterior — respectivamente primeiro, segundo e terceiro lugar em share. Na sequência, TV paga teve 7,5% de participação; rádio, 4,2%; jornal, 2,7%; revista, 1,7%; e cinema, 0,3%. Esses números representam os valores efetivamente recebidos pelos veículos, sem incluir o desconto-padrão que fica com as agências.

O Cenp-Meios também mostra o destino desses investimentos por região do Brasil. Veiculações nacionais tiveram 63% do total; Sudeste teve 25,3% e Sul, 4,5%. Nordesde teve 4,4%, Centro-Oeste, 1,9% e Norte, 0,9%.

Na comparação com o primeiro semestre de 2017, o mercado em geral cresceu 3%. Somente TV aberta e internet puxaram esse aumento, com alta de 6,7% e 0,5% em investimentos de mídia, respectivamente. Out-of-home caiu 4,7%; TV por assinatura, 6,5%; rádio, 9,1%; jornal, 21,8%; revista, 15,9%; e cinema, 9%.

O Cenp-Meios foi desenvolvido com tecnologia da BST Soluções, verificação da KPMG para análise de integridade e segurança do sistema e a contribuição das empresas de software AdSolutions, Microuniverso, Publi e VBS. A relação das 78 agências que forneceram seus dados está no site do Cenp.

 

Fonte: Cenp-Meios

Atualizado às 17h02

 

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