De olho no futuro, O Globo muda

Buscar
Publicidade

Mídia

De olho no futuro, O Globo muda

Jornal investe no projeto Digital First, que inclui a migração do setor de tecnologia para dentro da redação


1 de abril de 2014 - 9h02

Visando o fortalecimento do digital, o jornal O Globo está passando por uma grande reformulação de seus processos internos. A iniciativa, que recebeu o nome de Digital First, gerou uma série de alterações no funcionamento da redação e trará novidades também para os leitores.

“Estamos orientados pelo avanço nas plataformas digitais, não temos dúvida que este é o futuro, esta é a nossa sobrevivência. Temos que conhecer muito o nosso consumidor para avançar na produção e disponibilização de entrega de conteúdo com adequação”, explica Sandra Sanches, diretora executiva do jornal O Globo, da Infoglobo, e executiva a frente da Unidade Globo, que envolve os produtos sob a bandeira do veículo carioca.

Entre as mudanças, está a ida do setor de tecnologia para dentro da redação. A estrutura de mercado leitor também passa para o comando das unidades de Populares, que edita o Extra e o Expresso, e da O Globo. “Inclusive o call center, relacionamento com cliente e retenção de fidelização. Vamos ganhar escala e fazer com que as coisas funcionem de forma mais unificada para atender nosso propósito de avanço no digital e em assinaturas”, esclarece.

Com consultoria da Cases it Associats, houve uma mudança também no fluxo de trabalho da redação e nos processos internos. Os editores, que antes chegavam por volta das 14h para trabalhar com foco na edição impressa, passam a estar na redação já as 7 da manhã. A mudança foi feita com base nos fluxos de leitura e nas curvas no site e no mobile.

Ascânio Seleme, diretor de redação do Globo, conta que também foi criada uma editoria de vídeo jornalismo. Hoje em dia O Globo publica em média 40 vídeos reportagens por dia em seu site e a expectativa é dobrar este número em um mês. Mudanças também serão vistas no impresso a partir do dia 6 de abril. “Ampliamos o número de colunistas, criamos a editoria Sociedade”, antecipa. Ela vai abranger assuntos que ele classifica como saborosos, como educação, saúde, ciência, sexo, religião, sustentabilidade. As colunas de Pedro Dória e Cora Rónai migram para ela, assim como uma nova coluna da Flávia Oliveira, fazendo com que a Negócios e Cia seja descontinuada.

Força em São Paulo

Com o objetivo de buscar anunciantes nacionais e ampliar o relacionamento com a indústria, a Infoglobo também fará uma mudança em sua área comercial que terá sua liderança transferida para São Paulo. O nome para ocupar este cargo ainda está sendo definido e deverá ser apresentado ao mercado em maio. Apesar desta movimentação, a equipe comercial no Rio de Janeiro continuará forte, atendendo as mais diversas áreas, trabalhando inclusive produtos locais.

Leia a íntegra desta matéria na edição 1604, de 31 de março, exclusivamente para assinantes de Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa ou para tablets Apple e Android.  

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna

    Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro

  • Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024

    Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses