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Revista francesa só é distribuída a ?chiques?
Gratuita, Stylist tem 400 mil exemplares, mas segue ?dress code? de distribuição
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Meio & Mensagem
9 de abril de 2015 - 2h24
Se você quiser obter um exemplar da revista Stylist na saída do metrô de Paris, é bom que seu visual seja “descolado”, “chique”, “jovem” ou tenha uma “vibração rica”. Afinal, exemplares da publicação especializada em moda, design e estilo são gratuitos, mas não são para todos.
“É um modelo de distribuição bastante direcionado. Não damos revistas a mulheres dos subúrbios com mais de 40 anos”, disse Aude Walker, editora-chefe da revista, ao New York Times, em reportagem reproduzida pela edição do Estadão desta segunda-feira, 9. A publicação – editada na França em parceria entre a ShortList Media e o grupo Marie Claire – recomenda aos seus distribuidores que deem exemplares somente a pessoas “com estilo”, “sofisticadas” etc.
Com esse método, a editora distribui 400 mil exemplares da Stylist em Paris e outras nove cidades francesas – há também versões na Inglaterra e nos Emirados Árabes. A título de comparação, a circulação da Vogue na França é de cerca de 150 mil cópias. A Stylist é gratuita, mas possuí muitos anunciantes de peso, como Kenzo, Lancôme e Dior.
Segundo Tim Ewington, fundador da ShortList, a publicidade da revista é sua garantia de sucesso e não há planos de cobrar pelo exemplar no futuro. A empresa procura, inclusive, expandir as operações seguindo esse modelo. “Queremos lançar uma versão nova por país a cada ano”, afirmou.
O modelo já chamou a atenção de outras editoras. Em abril, a Hearst Corporation – casa de marcas nos nos Estados Unidos como Marie Claire, Elle e Car & Driver – vai começar a distribuir a revista TrendingNY, gratuitamente, em estações de metrô de Nova York. A tiragem da inicial nova revista terá 100 mil exemplares.
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