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No agronegócio, a safra de notícias é positiva


12 de agosto de 2015 - 8h11

Mesmo em ano de crise econômica e falta de água, o agronegócio brasileiro, que há anos dá alegrias à economia, continuará influenciando positivamente o Produto Interno Bruto (PIB). Dados do IBGE, divulgados nesta terça-feira, 11, mostram que, em 2015, a safra brasileira deverá ser de 209 milhões de toneladas, alta de 8,1% em relação ao ano de 2014. Se no campo há o que comemorar, na mídia que cobre o agronegócio, também. Enquanto vários veículos demitem e reduzem custos, na cobertura do agronegócio foram criados novos títulos, empresas estão investindo, contratando e criando novos serviços.

Em julho, a Editora Spring, que publica a versão brasileira da Rolling Stone, anunciou a parceria com o grupo americano Meredith para trazer ao Brasil a Succesful Farming, marca de conteúdo que está entre as mais importantes na cobertura do agronegócio americano. O título será produzido por meio de uma joint-venture com o Meredith, grupo americano de conteúdo de vários temas e plataformas, e vem sendo discutida desde o ano passado. A Spring cuidará da criação de conteúdo local, publicidade e distribuição. Já o Meredith será responsável pelas notícias globais sobre o agronegócio e o apoio a projetos especiais.

Para compor a redação da Succesfull, dez profissionais foram contratados. "Estamos muito orgulhosos de trabalhar com a Meredith e, principalmente, de podermos desenvolver um projeto como a Successful Farming – que tem muito respeito e credibilidade no agronegócio – aqui no Brasil”, diz José Roberto Maluf, fundador e presidente do Grupo Spring. A Meredith considera que a estreia da edição no Brasil é simbólica já que o País é um grande player global do agronegócio. "Com uma filosofia enraizada no jornalismo de serviço, estamos animados para trabalhar com a Spring para esse projeto”, diz Scott Mortimer, vice-presidente e publisher do Meredith Agrimedia.

Outro veículo que está investindo é o Canal Rural, do Grupo J&F. Desde maio, a emissora realiza mudanças e lança novos projetos. O primeiro foi o programa "Momento Agro do Brasil", dedicado à educação financeira de produtores rurais. O formato é feito em parceria com o Banco do Brasil. Além disso, o Canal Rural implementou outros modelos de branded content como o "Mercado da Terra", em parceria com a Nilo Imóveis, o "Na Estrada", em parceria com a Volkswagen e o Projeto Soja Brasil, iniciado no dia 28 de julho e que tem como objetivo, nos próximos 11 meses, levar capacitação para o produtor de soja e mostrar o desenvolvimento do setor com patrocínio da Mitsubishi. “Diante de um cenário conturbado na economia, o agronegócio mostra-se forte e em crescimento. A intenção é que o Canal Rural apresente soluções cada vez mais diversificadas para o anunciante que deseja novas oportunidades no segmento”, diz Donário Lopes de Almeida, presidente do Canal Rural. 

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Para comunicar essa nova fase, o Canal Rural investiu R$ 6 milhões em uma campanha iniciada em 1º de agosto para mostrar a seus telespectadores que oferece, além de programação, outros tipo de conteúdo e serviços. Os vídeos são assinados pela Fischer. “Nosso objetivo é se posicionar como o principal veículo multiplataforma destinado ao agronegócio do Brasil. “Com informações transparentes sobre o nosso alcance e performance tornamos nosso sistema de métricas mais eficiente, o que facilita na hora de fechar novos negócios”, observa Donario.  

Neste ano, a Agência Estado está investindo na ampliação de sua cobertura especializada em agronegócio por meio do Broadcast, serviço em tempo real da agência. Em abril, foi lançado o Broadcast Agro, um boletim diário com informações sobre soja e milho e outras culturas. "As publicações vão complementar a cobertura em tempo real que já é feita a produtores, cooperativas, tradings corretores, exportadores e investidores", diz Marcio Santos, que é gerente de produtos, marketing e dados da Agência Estado. De acordo com Santos, em outubro, está previsto o lançamento de uma nova plataforma para o agronegócio, o boletim representa uma estratégia para alcançar potenciais clientes. "O agronegócio mudou muito e hoje você tem vários players que tomam decisões no campo e demandam informações relevantes", observa Santos.

Outros players chegaram ao mercado neste ano, em fevereiro, foi lançada a revista Conexão Rural, concebida pela VP Group Comunicação Integrada. Trata-se de um grupo de comunicação multinacional que trabalha em outros segmentos e agora também passará a atuar no agronegócio brasileiro. O Grupo Diário da Manhã, do Rio Grande do Sul, lançou, em março, o "Anuário Perspectivas do Agronegócio para 2015". De acordo com o diretor-Executivo do Grupo, Rogel Mello, o Anuário reforça o compromisso do Diário da Manhã com a comunicação e estreita os laços com o agronegócio. “Traçamos um apanhado geral do contexto atual do setor e buscamos construir perspectivas para o ano. Os temas de debate e as principais pautas do setor estão neste material, mais um Anuário que se soma aos já produzidos pelo Grupo Diário da Manhã”, diz ele.

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