Fim do sinal analógico é adiado

Buscar
Publicidade

Mídia

Fim do sinal analógico é adiado

Grupo que conduz o processo de transição da TV digital mudou o prazo de desligamento de 2018 para 2023


22 de janeiro de 2016 - 2h52

O Grupo de Implantação do Processo de Redistribuição e Digitalização de Canais de TV (Gired) mudou o prazo de desligamento da TV analógica de 2018 para 2023.

A mudança foi um consenso entre as empresas de telecomunicações e as emissoras de radiodifusão, intermediada pela Anatel e o Ministério das Comunicações. A decisão foi anunciada na última quarta-feira, 20.

O prazo de 2018 está mantido apenas para capitais, regiões metropolitanas, todo o estado de São Paulo e Rio de Janeiro e parte dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. Outras cidades com população média também entram no grupo, mas a lista dos municipios ainda não está definida.

Outra decisão tomada pelo grupo foi o desligamento total, em 2016, do sinal analógico em Brasília. O que servirá como teste-piloto. O principal argumento para a prorrogação é ampliar o tempo para que os municípios se preparem tecnicamente.  

Em abril do ano passado, a Anatel comunicou o fim da transmissão analógica e o início da campanha para substituir o formato. Na ocasião, foi anunciado que a cidade de Rio Verde, em Goiás, seria a primeira a ter o sinal desligado. Em dezembro do ano passado, porém, o ministro das Comunicações, André Figueiredo, anunciou que o desligamento estava previsto para feveiro deste ano.

Leia também:

Governo estuda adiar o switch-off

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo