McDonald’s vai tirar cheeseburger do McLanche Feliz nos EUA

Buscar

McDonald’s vai tirar cheeseburger do McLanche Feliz nos EUA

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

McDonald’s vai tirar cheeseburger do McLanche Feliz nos EUA

Medida faz parte do novo programa divulgado pela rede de fast food para oferecer opções mais saudáveis às crianças


16 de fevereiro de 2018 - 16h40

Rede deixará de oferecer cheeseburger como opçao da refeição infantil nos Estados Unidos (Crédito: Reprodução)

Como mais uma etapa de seu “compromisso expandido com as famílias”, o McDonald’s anunciou nessa quinta-feira, 15, algumas mudanças no cardápio oferecido às crianças nos Estados Unidos. A proposta da rede de fast food é diminuir os índices de açúcar, sódio e gordura de seus produtos, ampliando, assim, as opções mais saudáveis para os consumidores.

A estratégia deriva de uma aliança firmada em 2013 entre a Arcos Dourados, proprietária do McDonald’s, com a American Heart Association e a Clinton Fundation que, juntas, foram a “Aliança por uma geração mais saudável”. Naquele ano, a primeira medida tomada pela rede de fast food foi a retirada do refrigerante do material promocional e do cardápio do McLanche Feliz. Embora a bebida tenha continuado a ser comercializada de forma avulsa, a rede informa que, em dezembro do ano passado, 52% dos pedidos do McLanche Feliz nos Estados Unidos foram acompanhados de água, leite ou suco como opção. Antes da medida, esse índice era de 32%.

Agora, as mudanças voltam a afetar o menu infantil ( o Happy Meal, como é chamado nos Estados Unidos). O cheeseburger, que sempre foi um dos itens opcionais do McLanche Feliz, sai de cena. Em seu lugar, a rede deixa como única opção de sanduíche o hamburger tradicional. Além disso, a quantidade de batatas-fritas que acompanham a porção de nuggets será reduzida para o tamanho infantil. Como bebida, as opções continuam sendo suco, leite ou água.

Excluir os itens do cardápio, no entanto, não impede os consumidores de efetuar sua compra, informa o McDonald’s. Caso o consumidor queira o McLanche Feliz com cheeseburger, terá a opção de adquiri-lo. A rede espera, no entanto, que a mudança na divulgação ajude a conscientizar os adultos a respeito das melhores escolhas para as crianças.

Embora tenha sido elogiada pelas associações de saúde, a mudança da refeição infantil do McDonald’s gera controvérsias. Alguns órgãos temem que a mudança (e o valor baixo, de US$ 3) do McLanche Feliz aumente a frequência das famílias nas unidades na rede, o que resultaria, no final de um período, a mais idas ao fast food – e, consequentemente, maior ingestão de calorias, açúcares e sódio. Algumas pessoas também criticaram a marca argumentando que pequenas mudanças no cardápio são apenas um suposto marketing saudável.

Apesar das críticas, o McDonald’s sinaliza que a preocupação em tornar seu cardápio mais saudável é algo de longo prazo. Até 2022, a rede promete que ao menos 50% das vendas do McLanche Feliz conterão menos de 600 calorias e baixas quantidades de sódio e açúcar. Por enquanto, apenas 28% das vendas do McLanche Feliz nos 20 maiores mercados do McDonald’s no mundo estão dentro desse padrão.

Enquadrar-se nessa meta irá demandar mudanças nos cardápios da rede em diversas partes do mundo. Alguns mercados já iniciaram a transformação. O McDonald’s Itália, por exemplo, começou a oferecer, no mês passado, um sanduíche infantil de frango grelhado. O McDonald’s França também começa a estudar a ampliação de vegetais no cardápio.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário