Grupo Globo cria serviço para verificar fake news

Buscar

Grupo Globo cria serviço para verificar fake news

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Grupo Globo cria serviço para verificar fake news

"Fato ou Fake" une diversos veículos para alertar sobre conteúdos duvidosos disseminados na internet


30 de julho de 2018 - 11h57

“Fato ou Fake” é produzida por jornalistas de diversos veículos do Grupo Globo (crédito: reprodução – G1)

“Fato ou Fake” é a nova ferramenta para alertar a audiência brasileira a respeito de conteúdos duvidosos disseminados na internet. Criado por G1, TV Globo e GloboNews, o serviço une a apuração dos jornalistas desses veículos aos de O Globo, Extra, Época, Valor e CBN, que já tocavam iniciativas semelhantes. Com a seção, a editoria “É ou não É”, do G1, deixa de existir.

Por meio do projeto, as informações monitoradas são classificadas por selos: “Fato”, quando o conteúdo é totalmente verídico; “Não é bem assim”, quando é parcialmente verdadeiro e exige esclarecimentos; e “Fake”, quando não possui dados comprovados.

Os jornalistas envolvidos no projeto monitoram redes sociais, verificando mensagens com ampla divulgação. Os profissionais investigam a fonte de origem da notícia, o contexto que a informação está inserida, a data de publicação do dado e as imagens usadas no conteúdo. Além disso, a apuração abrange contato com fontes oficiais, testemunhas e especialistas.

A metodologia da nova seção busca transparência de fontes, identificadas no texto; de metodologia, responsável por destacar o que levou uma informação a ser verificada; e de correções, mostrada ao público caso ocorra alguma modificação na checagem que tenha comprometido a publicação original.

O projeto ainda conta com bot para Facebook e Twitter, criado para responder o que é falso ou verdadeiro ao público. Com o mote “Duvide”, o projeto possui campanha de divulgação para TV, rádio e jornal. Veja a seguir:

 

*Crédito da foto no topo: Brotin Biswas/Pexels 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário