41,52% das pessoas são dependentes de smartphones

Buscar

41,52% das pessoas são dependentes de smartphones

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

41,52% das pessoas são dependentes de smartphones

Dado é do estudo Phone Life Balance, feito pela Motorola para analisar o uso de dispositivos móveis pelos brasileiros


31 de agosto de 2018 - 15h35

Segundo pesquisa da Motorola, 41,52% dos brasileiros são dependentes dos smartphones (crédito: ViewApart/iStock)

Para descobrir a relação dos consumidores da Motorola com seus smartphones, a empresa de telecomunicações fez uma pesquisa focada no uso equilibrado da tecnologia, a Phone Life Balance. O estudo é realizado em parceria com a especialista em comportamento Nancy Etcoff, com a Universidade de Harvard e com uma psicóloga do departamento de psiquiatria do Hospital-Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos.

Segundo o estudo, respondido online por 20 mil brasileiros, 41,52% das pessoas usam o celular sempre que possível. A Motorola intitula esse público de teledependentes. A pesquisa descobriu que 65% dos entrevistados sentem pânico ao pensar que perderam o smartphone e que 29% concordam que, quando não estão usando o dispositivo, estão pensando em usar.

Além disso, o estudo chegou a outros quatro perfis. Ao todo, 5,56% dos respondentes são telesapiens, ou seja, usam o telefone apenas para atividades básicas como ver a hora e fazer ligações. Já 32,47% enquadram-se no grupo chamado teleconscientes, formado por indivíduos que usam o dispositivo de forma equilibrada apenas para economizar tempo e energia.

Os teléfilos representam 18,98% dos participantes de Phone Life Balance. Esse perfil reúne pessoas que utilizam smartphones nos momentos de descanso, apenas porque o aparelho está disponível. Dentro desse grupo, 10% sentem ansiedade quando o telefone acusa menos de 10% de bateria. Já 1,5% da amostra é telefanático, ou seja, nunca fica sem usar o smartphone, uma vez que sem o aparelho se sentem vulneráveis e estressados.

*Crédito da foto no topo: Negative Space/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário