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Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França
Diário de Cannes

Push out of our confort zone

Data is our norm. Emotion aren´t.


19 de junho de 2017 - 14h16

Fim do segundo dia de Cannes, os dois primeiros Leões foram direcionados a Health. Dizem que algo nos surpreende quando a expectativa é baixa e a entrega é boa. Pois bem, é isso.

Inegável o fato de que Health e Wellness têm sido áreas com crescimento e interesse progressivos. Estão no dia-a-dia das pessoas, passam a ser necessidades básicas e vemos que marcas se direcionam nas mais diversas formas para este tema. É surpreendente como farmacêuticas estão virando o jogo, de “vilãs oportunistas” para quem precisa, para uma linguagem mais humana, próxima e sofisticada. Quando se trata de comunicação, a cada dia esta disciplina deixa de ser apenas técnica e passa a estar ao lado do consumidor, entendendo seu lugar na vida das pessoas. Realidade Virtual (VR), HoloLens e Inteligência Artificial (AI) são ferramentas fundamentais para que as empresas desta área se posicionem. O resultado são marcas e ações falando de igual para igual com o público.

O data, intrínseco e essencial para a construção de suas estratégias, direciona tanto a comunicação regional quanto os posicionamentos globais. Me impressionou muito o case de reposicionamento da Pfizer (para o qual peço licença para usar as citações). Data, data e data. E, como resultado, uma nova linguagem focada no digital, segmentada, simples e muito adequada ao que queremos sentir de uma marca. Falamos de emoção, de proximidade e de valorização da atuação destas empresas junto a nós. Bonito de se ver.

“People hate Pharma, People love Science”

“They want brands with soul”

Assim como estou falando da Pfizer, poderia estar falando de várias outras empresas do setor, e ainda de outras atuantes em serviços, produtos e alimentos que cada vez mais se juntam ao viver melhor, ao facilitar a vida, ao estar próximo quando precisamos, ao simplesmente cuidar. Em 2 dias, quase 50 palestras e painéis foram dedicados ao tema, sinal de uma área que tem abraçado a comunicação baseada no digital e todos os seus dados, e investido talvez mais do que várias áreas que historicamente temos visto ao longo do tempo.

Vamos à segunda parte do Festival: Innovation. Nesta segunda e terça, o foco será este. Hoje, serão premiados os cases de Promo e Activation. Dos mais de 300 cases anunciados no shortlist, tenho meus favoritos. A disputa vai ser boa e só temos a ganhar.

“Simplicity is clarity, Science is complex. People are not.”

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