Reflexões dos meus primeiros dias no Cannes Lions 2024

Buscar

Cannes Lions

17 a 21 de junho de 2024 | Cannes - França

Diário de Cannes

Reflexões dos meus primeiros dias no Cannes Lions 2024

Para a maioria das pessoas, o Festival de Cannes Lions começa hoje. Mas para nós, jurados, a jornada começou na última sexta-feira, 14 de junho, com um evento de boas-vindas


17 de junho de 2024 - 16h39

Para a maioria das pessoas, o Festival de Cannes Lions começa hoje. Mas para nós, jurados, a jornada começou na última sexta-feira, 14 de junho, com um evento de boas-vindas.

Ou seja, no dia de abertura, muitos de nós – eu, inclusa – já estamos prestes a abrir a primeira lata de energético porque a semana de intenso networking, conteúdo e premiações está só começando.

A seguir, faço um breve resumo de como foram minhas primeiras experiências este ano.

Fim de Semana de Júri

Os dois primeiros dias foram de intensa imersão nas deliberações do júri, cercado por alguns dos maiores talentos da indústria mundial. Na minha categoria – Entretenimento, os jurados vinham dos Estados Unidos, França, Espanha, África do Sul, Austrália, China e Emirados Árabes. Ouvi de um jurado brasileiro que a organização, só este ano, analisou 7.000 inscrições de jurados para chegar ao recorte final com 300 nomes. Me senti mais privilegiada do que nunca.

Fazer parte de um júri global é uma honra e uma experiência única. Além da responsabilidade de avaliar trabalhos e escolher vencedores, é uma ótima oportunidade para fazer novas conexões. Conheci pessoas que provavelmente nunca encontraria ou que jamais teria esse nível de proximidade em um prazo tão curto.

Tive sorte. Este grupo foi simplesmente incrível. Se eu listasse os cargos, empresas, agências e experiências deles, vocês ficariam impressionados. A química e o alinhamento que tivemos nesses dois dias foram surpreendentes. Discutimos com paixão, ouvimos atentamente e, no final, chegamos a um consenso sobre o que acreditamos ser o melhor em Entretenimento do ano e capaz de construir uma mensagem para as próximas gerações. Me senti muito grata por estar entre essas pessoas tão talentosas e diversas.

Dia 3: Na abertura do Festival, meu foco foi para os Empreendedores

Hoje, meu primeiro dia livre, finalmente tive a chance de explorar o evento e o mercado de uma maneira mais pessoal. Em vez de assistir a palestras e premiações, escolhi ter conversas profundas com empreendedores locais. Com o desafio de escalar a Pride Content, uma consultoria de branded content, ouvir sobre os primeiros passos de agências independentes e modelos de negócio voltados para a gestão de criadores de conteúdo foi muito enriquecedor.

Conversei sobre os desafios dos primeiros anos de um negócio, a necessidade quase constante de reinvenção após o ponto crítico em que tantas empresas brasileiras falham – e ouvi isso de mais de um empreendedor. Também discutimos as mudanças culturais do mercado, como as novas gerações não toleram mais a toxicidade da velha guarda, os erros que não podemos repetir como gestores e líderes de operação, e a importância de manter um ambiente de trabalho mais saudável.

O ponto alto do meu dia foi conhecer e me conectar com tantas pessoas incríveis. Desde conversas informais durante o café até discussões mais profundas sobre o futuro da nossa indústria, cada interação me trouxe novos insights e ideias. Ainda há muito dessas conversas e da experiência no júri que preciso digerir, mas certamente, ao voltar para o Brasil, essas reflexões se transformarão em ações.

Começo a semana já extremamente grata ao universo e ao festival por me proporcionar essa experiência tão inspiradora. Esses três dias foram um turbilhão de aprendizado, conexões e crescimento, e mal posso esperar para ver o que mais o Cannes Lions 2024 tem reservado.

De fora, Cannes Lions pode parecer apenas sobre publicidade e criatividade, mas, no fim do dia, é muito mais sobre conexões valiosas e as mensagens que queremos que ressoem em nós e na indústria.

Publicidade

Compartilhe

Veja também