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Diário de Cannes

Sem amor não dá

Mas se você ainda não foi a Cannes faça o seguinte: assim que colocar os pés por lá lembre de manter os olhos e o coração abertos para tudo


10 de junho de 2016 - 10h23

Sou apaixonado por ideias. Mas como toda grande paixão, às vezes você vê a relação esfriar, perde um pouco do brilho nos olhos. O dia-a-dia, recheado de problemas, acaba por transformar sua paixão em amizade. E aí cabe a você alimentar esta paixão de surpresas, declarações inesperadas e, quem sabe, algumas inovações entre quatro paredes. O Festival de Cannes é isso. Um momento onde a relação ganha mais força. Onde você é surpreendido em cada sala por coisas que ainda não estavam no radar dos veículos do trade. Ideias muito simples que nem precisavam de video case para ganhar o mundo. Ouço alguns amigos que dizem que não precisam mais ir a Cannes porque dá para ver tudo pelo Youtube ou pelo adsoftheworld. Se você ainda não foi a Cannes não se deixe enganar. Ver tudo pela internet é como aqueles chats de antigamente. Você pode estar sendo enganado pela relação virtual.

O verdadeiro poder de Cannes é o contato, o bate papo com quem fez aquela campanha que você admirava à distância. A chama só se acende quando você ouve da boca do criador de uma agência de Londres que ele não teve tempo e nem budget para colocar a ideia de pé mas que todo mundo na agência se envolveu para que a campanha fosse produzida. Você entende que muitas desculpas para que uma grande campanha não seja aprovada são exatamente isso, desculpas. Porque para colocar um grande filme, anúncio, campanha integrada, enfim, para colocar uma grande ideia na rua é necessário ter paixão por ela. Uma paixão que deve ser compartilhada entre todos da agência e do cliente. Cabe a você saber convencer sua turma a embarcar junto com você nas suas aventuras. Mesmo que exista sempre o risco de levar um pé na bunda. Mas pelo menos você pode dizer que tentou. Com o tempo esta paixão acaba se transformando em amor. E aí você pode ter certeza, fica tudo melhor. Você conhece mais profundamente o que deve e não deve fazer por lá. Você entende o ambiente com mais precisão e consegue extrair o melhor dele. Mas se você ainda não foi a Cannes faça o seguinte: assim que colocar os pés por lá lembre de manter os olhos e o coração abertos para tudo. Mesmo que seja uma palestra supostamente inócua de um pop star. Vai ter alguma coisa ali que chamará sua atenção. E aí, você vai se apaixonar perdidamente pela nossa profissão de novo. E vai entender definitivamente que só quem tem amor pela profissão sobrevive em publicidade.

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