Alex Lubar, CEO da DDB se diz “profundamente decepcionado”
Rede manterá o título de Network of the Year recebido no Cannes Lions 2025, apesar da devolução dos 12 Leões pela DM9
Alex Lubar, CEO da DDB se diz “profundamente decepcionado”
BuscarRede manterá o título de Network of the Year recebido no Cannes Lions 2025, apesar da devolução dos 12 Leões pela DM9
Alexandre Zaghi Lemos
30 de junho de 2025 - 6h01
Alex Lubar recebeu, ao lado de diversos profissionais da rede, o troféu de Network of the Year do Cannes Lions 2025 na cerimônia de encerramento do evento, no dia 20
Dizendo-se “profundamente decepcionado”, o CEO global da DDB Worldwide, Alex Lubar distribuiu um comunicado interno para os profissionais da rede após a cassação do Grand Prix de Creative Data e do Leão de Bronze concedidos à “Consumo Eficiente de Energia”, da DM9 para Consul, da Whirlpool, e da decisão da agência em devolver outros 10 Leões conquistados por “Plastic Blood”, para a OKA Biotech, e “Death Gold”, para a Urihi Yanomami.
Segundo a própria DM9, assim como o case vencedor do Grand Prix, os outros dois “apresentam inconsistências graves relacionadas à veracidade ou legitimidade”.
Segundo o Cannes Lions, a cassação do GP se deu “após a descoberta de que conteúdo gerado e manipulado por IA foi utilizado no videocase para simular eventos reais e resultados da campanha, resultando na apresentação de informações imprecisas ao júri durante suas deliberações”. “Isso viola as regras de inscrição do Cannes Lions sobre representação factual e mina a confiança depositada no trabalho por nossos jurados e pela comunidade em geral”, diz a decisão do festival, divulgada na sexta-feira, 27.
Lubar recebeu, ao lado de diversos profissionais da rede, o troféu de Network of the Year do Cannes Lions 2025 na cerimônia de encerramento do evento, no dia 20. Apesar dos pontos conquistados pelos prêmios da DM9, agora devolvidos, terem ajudado a DDB a ser a mais pontuada, a organização do evento decidiu não confiscar o troféu de Network of the Year.
Azedou o champagne
O CEO garantiu que o caso é “um incidente isolado” e que a rede segue comprometida “em produzir o melhor trabalho criativo possível, mas não a qualquer custo”.
Como muitos de vocês provavelmente já viram, as manchetes recentes chamaram a atenção para o trabalho inscrito no Cannes Lions pela nossa agência brasileira, DM9. Eu quero abordar isso diretamente.
Estou profundamente decepcionado com a situação. Na DDB, temos uma política de tolerância zero para qualquer comportamento que comprometa a integridade de nossa marca. Tomamos medidas rápidas e decisivas para responsabilizar os responsáveis e corrigir o registro.
Deixe-me ser claro: estamos comprometidos em produzir o melhor trabalho criativo possível, mas não a qualquer custo. Não sacrificamos e não sacrificaremos nossos valores por reconhecimento. Cada um de nós na DDB compartilha a responsabilidade de manter os mais altos padrões criativos e éticos.
Este foi um incidente isolado, e eu sei que terá deixado muitos de vocês chocados e desapontados. Eu entendo e compartilho esses sentimentos, mas também quero reconhecer e parabenizar todos vocês que fazem um trabalho excelente todos os dias, cumprindo consistentemente nossos padrões e continuando a definir o padrão de como é a excelência criativa orientada por valores.
Ao celebrarmos outro Cannes histórico para a rede DDB, é mais importante do que nunca que atuemos como administradores da indústria e permaneçamos fiéis ao que nos trouxe até aqui – ideias reais, artesanato real e impacto real.
Trabalharei em estreita colaboração com Chaka, Susie e nossa liderança criativa para fortalecer nossos processos e garantir que mantenhamos os padrões que definem quem somos.
Obrigado por seu compromisso contínuo em fazer a coisa certa e fazer um trabalho excepcional da maneira certa.
Alex Lubar, CEO da DDB Worldwide
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