Você aprova ou aprimora as ideias da sua agência?
Frase do Fernando Machado durante um dos painéis de Cannes, provoca anunciantes a participarem do processo criativo
Você aprova ou aprimora as ideias da sua agência?
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26 de junho de 2023 - 9h13
Cannes nos força a refletir bastante. E a todo momento buscar ser melhor. Seja numa conversa informal no café, num almoço, num evento ou assistindo as premiações no Palais, você se questiona, aprende, admira trabalhos e profissionais do mundo todo e tenta encaixar tudo aquilo na sua mala de realidade.
O painel CMOs in the Spotlight que, sabiamente, trouxe o Fernando Machado para abrir o evento deste ano me trouxe algumas dessas boas reflexões. Durante seu painel, o profissional que dispensa apresentações, falou sobre a importância do protagonismo dos anunciantes no processo criativo “das agências”.
Fernando fez uma provocação interessante brincando com as palavras: approve e improve: “Você aprova ou aprimora as ideias da sua agência? Nosso papel como cliente não pode ser apenas dizer sim e não, precisamos nutrir, orientar, pensar junto e aprimorar o trabalho porque criatividade gera negócio. E se o nosso papel é vender, não podemos nos tornar alheios ao processo que mexe diretamente nesse ponteiro.” diz o atual CMO da NotCo.
Ele age como tal e sua carreira (e diversos cases premiados) comprovam isso. Ele não é o primeiro profissional de marketing a se colocar ao lado da criatividade e nem será o último – assim espero. Mas vê-lo falar ao vivo com tanta propriedade é extremamente inspirador.
Esse ano, durante o Festival, tive a feliz oportunidade de conhecer o The Brands Village que é um espaço exclusivo, dedicado às comitivas de anunciantes que imergem em Cannes para entender as categorias, critérios de avaliação, conversar com os jurados e organizadores do Festival, além de conhecer os trabalhos vencedores em primeira mão.
Como agência, ver tal espaço populado por tantas marcas e grandes profissionais de marketing que encontrei por aqui, me faz pensar que temos um baita horizonte pela frente.
Criatividade gera negócios. E depende de todos nós.
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