Agências se mobilizam para aumentar espaços de diversidade
Em oposição ao PL 504, que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo, movimento quer ampliar representatividade LGBTQIAP+ nas campanhas e equipes
Agências se mobilizam para aumentar espaços de diversidade
BuscarAgências se mobilizam para aumentar espaços de diversidade
BuscarEm oposição ao PL 504, que tramita na Assembleia Legislativa de São Paulo, movimento quer ampliar representatividade LGBTQIAP+ nas campanhas e equipes
Taís Farias
22 de abril de 2021 - 9h48
Com o objetivo de assegurar a representatividade de pessoas LGBTQIAP+ nas campanhas publicitárias, um grupo de lideranças de agências, anunciantes e plataformas está se reunindo para criar um espaço de discussão sobre a pauta e fazer oposição ao Projeto de Lei 504, que tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e pode ser votada nesta quinta-feira, 22. A proposta proíbe mensagens publicitárias com “alusão a gênero e orientação sexual, ou a movimentos sobre diversidade sexual relacionados a crianças”.
A iniciativa contrária ao Projeto de Lei foi idealizada pelo Comitê de Diversidade da Mutato e é apoiada por executivos de agências e marcas, como Ambev, CP+B, iFood, AKQA, DPZ&T, Publicis, AlmapBBDO, Twitter e outras (confira a lista abaixo). A ideia é que, a partir deste episódio, o grupo possa criar mecanismos para assegurar a representatividade e assumir compromissos públicos, enquanto indústria, para compartilhar melhores práticas e adotar um acompanhamento periódico sobre os avanços do tema. Esses objetivos devem ser detalhados em um plano de ação amplo nos próximos meses.
Na terça-feira, 20, data em que originalmente seria votado o Projeto de Lei 504, a Associação Brasileira de Agências de Publicidade (Abap) divulgou comunicado assinado por seu presidente, Mario D’Andrea, na qual classifica a proposta como inconstitucional. “É importante destacar que a publicidade reflete a sociedade em que está inserida, e a vedação proposta pelo PL caracteriza-se por censura de conteúdo, abrindo um precedente perigosíssimo para a liberdade de expressão e aos direitos de minorias”, escreveu o presidente da Abap.
O projeto, apresentado na assembleia paulista em agosto do ano passado é de autoria da deputada Marta Costa, do PSD. A autora alega que “o uso indiscriminado deste tipo de divulgação traria real desconforto emocional a inúmeras famílias”. De acordo com a parlamentar, a lei seria necessária para evitar a “inadequada influência” da publicidade na formação de jovens e crianças. Entenda a proposta e a repercussão entre as agências.
Como tramita em regime de urgência, o Projeto estava na ordem do dia da Alesp na terça-feira, 20, mas a sessão foi encerrada antes da pauta chegar à proposta, que pode retornar ao plenário nesta quinta-feira, 22. Nas redes sociais, o grupo de agências, anunciantes e plataformas tem usado as hashtags #AbaixoPL504 #RespeitaHumanidadeLGBT #LGBTNãoÉMáInfluência e um vídeo manifesto foi publicado pela Mutato. Confira a lista com as lideranças que participam do movimento:
Alessandra Terpins (Presidente da APRO+SOM)
Alexandre Costa (Diretor de Marketing Institucional, Ambev)
Aline Rossin (Sócia, Chief of Client Services, Live)
Ana Laura Melo (Sócia, Fundadora e CCO, Remix Social Ideas)
Ana Leão (Managing Director, Isobar)
André Chaves (Fundador, Papel&Caneta)
André Kassu (Sócio e CCO, CP+B Brasil)
Andre Passamani (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
Amanda Abreu (Cofundadora, Indique uma Preta)
Beto Féres (Diretor de Conteúdo e Engajamento, Accenture Interactive)
Bruno Andrade (Gerente de Branding, iFood)
Carla Purcino (Head de Planejamento Estratégico e Conteúdo, WE)
Catarina Martins (Cofundadora, MOOC)
Claudia Kalim (Head de Estratégia e Negócios, Gotcha)
Clovis La Pastina (CCO, Flush Comunicação)
Cris Naumovs (Consultora, Apego Inc.)
Daniela Graicar (co-CEO, PROS)
Daniele Mattos (Cofundadora, Indique uma Preta)
Danielle Bibas (VP de Marca, Inovação e Beleza, Avon Brasil)
Diego Machado (CCO Global, AKQA)
Eduardo Camargo (Sócio, Cofundador e CoCEO, Mutato)
Eduardo Lorenzi (CEO, Publicis Brasil)
Eduardo Simon (Sócio e CEO, DPZ&T)
Ezra Geld (CEO, IPG Mediabrands Brasil)
Fabiano Coura (SVP, Managing Director, R/GA São Paulo)
Fernand Alphen (CoCEO, FBiz)
Fernanda Antonelli (Managing Director, Wieden+Kennedy)
Fernanda Tchernobilsky (co-CEO, PROS)
Fernanda Guimarães (Head of Creative Shop Brasil, Facebook)
Fernando Taralli (CEO, VMLY&R)
Felipe Simi (Sócio, CEO e CCO, Soko)
Felipe Silva (Co-fundador, Gana)
Filipe Bartholomeu (Sócio e CEO, AlmapBBDO)
Gabriela Chaves Schwery Comazzetto (Head de Global Business Solutions, TikTok)
Giuliano Odone (Head de Marketing, Brown Forman Brasil)
Heitor Caetano (Diretor de Criação, Surreal Hotel Arts)
Helena Bertho (Head de Comunicação, Sustentabilidade e Diversidade, L’Oréal Brasil)
Hércules Pereira (Head de Cultura, Purple Cow)
Ian Black (CEO, New Vegas)
Icaro de Abreu (VP de Criação, Fbiz)
Joanna Monteiro (CCO, Heads Propaganda)
João Marcon (Coordenador de Social Media, B2W Digital)
Julia Leão (Sócia e Diretora de Costumer Success, Squid)
Ken Fujioka (Sócio-fundador, ADA Strategy)
Keka Morelle (CCO, Wunderman Thompson Brasil)
Kevin David (Cofundador, MOOC)
Levis Novais (Cofundador, MOOC)
Lídia Thays (Cofundadora, MOOC)
Louis Rodrigues (Cofundador, MOOC)
Luisa Fedrizzi (Country Manager e Head de Marca e Conteúdo, Contagious Brasil)
Luiz Fernando Musa (CEO, Ogilvy Brasil)
Marcelo Reis (CoCEO e CCO, Leo Burnett TM)
Márcio Toscani (CoCEO e COO, Leo Burnett TM)
Maira Liguori (Diretora, Think Eva)
Marianna Souza (Presidente Executiva, APRO)
Nyldo Moreira (Head of Press, Fala Criativa)
Pedro Reiss (CEO, Wunderman Thompson Brasil)
Rafaella Gobara (Head of Consumer Experience, Pernod Ricard)
Raffael Mastrocola (CEO Latam, Oliver)
Raphaella Martins Antonio (Publicitária)
Ricardo Figueira (Fundador e CCO, FigTree)
Ricardo John (CEO, FCB Brasil)
Ricardo Sales (Sócio-fundador, Mais Diversidade)
Ricardo Silvestre (CEO e Fundador, Black Influence)
Rodrigo Toledo (Co-fundador e COO, DOJO)
Roberto Martini (Fundador, Global CEO e CCO, FLAGCX)
Sarah Buchwitz (VP de Marketing e Comunicação, Mastercard)
Samantha Almeida (Head of Twitter Next, Twitter)
Sergio Gordilho (Copresidente e CCO, Africa)
Stefano Zunino (Country Manager, WPP Brasil)
Tato Bono (VP de Produção, WMcCann)
Thiago Baron (Co-fundador e CCO, DOJO)
Veronica Dudiman (Cofundadora, Indique Uma Preta)
Viviane Duarte (CEO, Buzzfeed Brasil)
Yuri Mussoly (Head of Creative, TikTok e ByteDance)
*Crédito da foto no topo: Latinstock/ Paulo Liebert/ Corbis
Compartilhe
Veja também
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca
O que propõe o novo curso sobre IA voltado ao mercado publicitário?
Com nove módulos, totalizando cerca de 27 horas de aulas teóricas e práticas, curso da Miami Ad School pretende capacitar uma nova geração de profissionais para a era da IA