Assinar

Aimagination: o novo estúdio de produção por IA da Fred & Farid

Buscar

Aimagination: o novo estúdio de produção por IA da Fred & Farid

Buscar
Publicidade
Comunicação

Aimagination: o novo estúdio de produção por IA da Fred & Farid

Estúdio prevê produção com rapidez e agilidade sem sacrificar estratégia e pretende aliar criatividade humana e de máquinas


9 de janeiro de 2024 - 17h41

*Com informações do Ad Age

A rede de agências independentes Fred & Farid apresenta seu novo estúdio de produção global, o Aimagination. O objetivo é trabalhar com clientes e outras agências em campanhas impulsionadas por inteligência artificial.

A iniciativa foi projetada para oferecer uma combinação de produção humana e de máquinas em um modelo tailor-made.

aimagination

Aimagination já conta com clientes na França, China e Estados Unidos (Crédito: Divulgação)

Para isso, reúne especialistas em IA generativa com especialistas em habilidades humanas para produzir ações de forma rápida e econômica, sem sacrificar o alinhamento estratégico. A proposta é ser uma resposta aos desafios enfrentados por CMOs em questões como velocidade, custo e eficiência.

A agência com sede em Paris vem experimentando IA há algum tempo. Recentemente, realizou exposições de arte de IA na capital francesa e em Xangai. O cofundador Fred Raillard afirmou ao Ad Age que ficou pessoalmente obcecado pela tecnologia. Agora, ele quer encontrar maneiras pelas quais clientes e a indústria possam se beneficiar do que ele vê como a invasão inevitável da IA ​​no processo criativo.

“É possível ver muitos artistas de IA super talentosos por aí e também muitos publicitários super talentosos. O que estou lutando para ver no momento é uma estrutura onde conciliemos essas duas alavancas – com criadores que estejam totalmente envolvidos com IA generativa, mas que tenham a mentalidade publicitária e entendam as marcas”, comentou.

Raillerd disse que gerou 10 mil imagens de IA enquanto trabalhava para conhecer a área. Outros membros da empresa criaram até 50 mil. A Aimagination ainda tem especialistas em IA em outras disciplinas, como a jurídica. “Precisamos realmente entender o que podemos fazer, seja Midjourney ou DALL-E – o que podemos vender aos clientes”, complementou.

A Aimagination é uma joint venture entre os escritórios da Fred & Farid em Xangai e Los Angeles. Raillerd apontou-a como uma iniciativa entre o Oriente e o Ocidente. O estúdio já conta com clientes na China, França e Estados Unidos.

Aimagination e a IA na publicidade

Embora reconheça a ameaça da IA ​​para os criativos, cujas habilidades humanas poderiam ser igualadas ou superadas pelas máquinas, Raillerd disse que a IA traz muitos aspectos positivos para os profissionais de marketing e criativos. Entre eles estão poupanças radicais nos custos de produção, melhor velocidade de colocação no mercado (particularmente útil para marcas que reagem à cultura em tempo real) e benefícios ambientais.

O principal benefício para os criativos, acrescentou, é que não há limites além da imaginação. Isto pode ser assustador para aqueles que consideram as restrições úteis, disse ele, mas é uma enorme oportunidade para aqueles que estão dispostos a abraçar a incerteza.

“Estamos todos ameaçados, de certa forma. E essa é a ambiguidade desta experiência – é super emocionante, mas também super assustadora”, disse Raillerd. “É preciso dar um salto para a IA para dizer: ‘OK, agora sou só eu e minha imaginação. Sou capaz de fazer uma solicitação ambiciosa e relevante? Ao final do processo, consigo fazer uma curadoria relevante das 100 imagens que acabei de produzir?”

Agências de todo o mundo têm incorporado IA em seus fluxos de trabalho nos últimos anos. Contudo, poucas lançaram unidades autônomas dedicadas à produção de IA. Uma agência que tem é a Havas, que lançou sua unidade Prose on Pixels no verão passado.

Segundo nota, o lançamento marca um compromisso com o futuro da publicidade, em que a IA e a imaginação humana convergem para ultrapassar os limites do que é possível. Além disso, a movimentação pretende moldar a narrativa do futuro da indústria da publicidade estabelecendo novos padrões para a criatividade e aproveitando-os a favor das marcas.

Os fundadores alegam, ainda, que a abordagem é capaz de minimizar o impacto ambiental e financeiro das produções — mesmo que reconheçam o elevado consumo de energia que a IA demanda. 

*Tradução por Giovana Oréfice

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público