Comunicação

As marcas mais desejadas pelas agências

Saiba quais são as contas que estão nos sonhos dos publicitários brasileiros

i 31 de julho de 2012 - 8h40

 Se um publicitário brasileiro pensar em algumas marcas para as quais ele gostaria de trabalhar, é quase certo que a Nike estará entre elas. A marca foi considerada “muito desejada” por nada menos que 96% dos participantes brasileiros de uma pesquisa internacional encomendada pela The Talent Business junto à Bonamy Finch (confira pesquisa abaixo).

Se consideradas as respostas de todas as nacionalidades, o mesmo anunciante é citado como “muito desejado” por 86% das pessoas.

A Nike têm se destacado especialmente nos últimos três anos no Festival de Cannes, onde conquistou uma série de Grand Prix. A Nike foi premiada por “Livestrong”, da Wieden+Kennedy Portland, em Integrated Lions, “Chalkbot”, da mesma agência, vencedora do grande prêmio em Cyber Lions, ambos em 2010, por “Write the Future”, da Wieden+Kennedy Amsterdã, em Film Lions no festival de 2011, e “Nike+Fuel Band”, da R/GA, prêmio máximo em Titanium Lions e Cyber Lions em 2012.

Coincidentemente, neste momento a Nike avalia a possibilidade de trocar de agência no Brasil, onde é atendida pela F/Nazca S&S há sete anos – um dos possíveis destinos é a Wieden+Kennedy, tradicional parceira da marca nos Estados Unidos e na Europa.

Cerca de 400 pessoas dos setores de criação, planejamento e atendimento foram ouvidas em 10 países para que apontassem o quanto desejavam uma marca dentro de uma lista de 27 grandes anunciantes – a restrição visa representar no ranking apenas empresas com presença e relevante apelo de comunicação em todos os países pesquisados. Nas próximas edições do estudo, serão citadas empresas locais, “como é o caso de diversas marcas brasileiras que investem alto e acreditam na comunicação”, segundo comunicado da The Talent Business.

Até a oitava colocação do ranking, as marcas mais desejadas pelos brasileiros são as mesmas do total mundial, e com apenas uma inversão de posição, já que a Volkswagen, terceira mais desejada pelos brasileiros, é a quinta no ranking global, enquanto o Google faz a via inversa e cai para quinto no Brasil. Deste modo, além das três já citadas, se destacam nas primeiras posições dos dois rankings Apple, Adidas, Coca-Cola, Pepsi e Diageo.

“As maiores diferenças das duas análises envolvem a General Motors, que é mais desejada no Brasil, ocupando o 11º lugar contra o 20º no total mundial, e, por outro lado, a American Express, que ocupa um bom nono lugar no panorama global e vê o índice de desejo despencar para o 22º lugar em território nacional”, avalia Ana Leme, diretora administrativa da The Talent Business Brasil.

Razões do desejo

O que Nike, Apple e as demais líderes do ranking brasileiro tem que atraem tanto aos publicitário? O ranking ofereceu determinados critérios como referência para os respondentes, dentre elas o quanto a empresa valoriza as ideias, o quanto ela trabalha em colaboração, o quanto presta atenção em marketing digital, o quão global é o impacto de sua comunicação e, claro, o quanto ela já foi premiada em festivais.

Desta forma, 85% dos brasileiros consideraram “extremamente importante” trabalhar com anunciantes que valorizam ideias. Outros 55% citaram ser fundamental que os clientes tenham reputação de trabalhar de forma colaborativa. Nos resultados globais, os resultados foram muito parecidos e estes quesitos são considerados os mais relevantes.

Por outro lado, apenas 12% dos pesquisados no Brasil consideraram ser “extremamente importante” trabalhar em campanhas com impacto global. Os prêmios anteriores são fatores essenciais para apenas 20% das pessoas no País. Os dois “drivers” também foram os menos citados como fatores imprescindíveis na amostra global.

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