As marcas mais desejadas pelas agências
Saiba quais são as contas que estão nos sonhos dos publicitários brasileiros
Saiba quais são as contas que estão nos sonhos dos publicitários brasileiros
Felipe Turlao
31 de julho de 2012 - 8h40
Se um publicitário brasileiro pensar em algumas marcas para as quais ele gostaria de trabalhar, é quase certo que a Nike estará entre elas. A marca foi considerada “muito desejada” por nada menos que 96% dos participantes brasileiros de uma pesquisa internacional encomendada pela The Talent Business junto à Bonamy Finch (confira pesquisa abaixo).
Se consideradas as respostas de todas as nacionalidades, o mesmo anunciante é citado como “muito desejado” por 86% das pessoas.
A Nike têm se destacado especialmente nos últimos três anos no Festival de Cannes, onde conquistou uma série de Grand Prix. A Nike foi premiada por “Livestrong”, da Wieden+Kennedy Portland, em Integrated Lions, “Chalkbot”, da mesma agência, vencedora do grande prêmio em Cyber Lions, ambos em 2010, por “Write the Future”, da Wieden+Kennedy Amsterdã, em Film Lions no festival de 2011, e “Nike+Fuel Band”, da R/GA, prêmio máximo em Titanium Lions e Cyber Lions em 2012.
Coincidentemente, neste momento a Nike avalia a possibilidade de trocar de agência no Brasil, onde é atendida pela F/Nazca S&S há sete anos – um dos possíveis destinos é a Wieden+Kennedy, tradicional parceira da marca nos Estados Unidos e na Europa.
Cerca de 400 pessoas dos setores de criação, planejamento e atendimento foram ouvidas em 10 países para que apontassem o quanto desejavam uma marca dentro de uma lista de 27 grandes anunciantes – a restrição visa representar no ranking apenas empresas com presença e relevante apelo de comunicação em todos os países pesquisados. Nas próximas edições do estudo, serão citadas empresas locais, “como é o caso de diversas marcas brasileiras que investem alto e acreditam na comunicação”, segundo comunicado da The Talent Business.
Até a oitava colocação do ranking, as marcas mais desejadas pelos brasileiros são as mesmas do total mundial, e com apenas uma inversão de posição, já que a Volkswagen, terceira mais desejada pelos brasileiros, é a quinta no ranking global, enquanto o Google faz a via inversa e cai para quinto no Brasil. Deste modo, além das três já citadas, se destacam nas primeiras posições dos dois rankings Apple, Adidas, Coca-Cola, Pepsi e Diageo.
“As maiores diferenças das duas análises envolvem a General Motors, que é mais desejada no Brasil, ocupando o 11º lugar contra o 20º no total mundial, e, por outro lado, a American Express, que ocupa um bom nono lugar no panorama global e vê o índice de desejo despencar para o 22º lugar em território nacional”, avalia Ana Leme, diretora administrativa da The Talent Business Brasil.
Razões do desejo
O que Nike, Apple e as demais líderes do ranking brasileiro tem que atraem tanto aos publicitário? O ranking ofereceu determinados critérios como referência para os respondentes, dentre elas o quanto a empresa valoriza as ideias, o quanto ela trabalha em colaboração, o quanto presta atenção em marketing digital, o quão global é o impacto de sua comunicação e, claro, o quanto ela já foi premiada em festivais.
Desta forma, 85% dos brasileiros consideraram “extremamente importante” trabalhar com anunciantes que valorizam ideias. Outros 55% citaram ser fundamental que os clientes tenham reputação de trabalhar de forma colaborativa. Nos resultados globais, os resultados foram muito parecidos e estes quesitos são considerados os mais relevantes.
Por outro lado, apenas 12% dos pesquisados no Brasil consideraram ser “extremamente importante” trabalhar em campanhas com impacto global. Os prêmios anteriores são fatores essenciais para apenas 20% das pessoas no País. Os dois “drivers” também foram os menos citados como fatores imprescindíveis na amostra global.
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