Conar julga ação de merchandising da Braskem no BBB 23
Conselho de Autorregulamentação publicitária tomou a decisão a respeito da participação da empresa no reality show da Globo

Braskem falou sobre reciclagem e coleta seletiva de resíduos em sua primeira participação no BBB (Crédito: Reprodução/Twitter)
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) julgou nessa terça-feira, 27, a representação aberta para avaliar a participação da Braskem no BBB 23.
Na edição deste ano do Big Brother Brasil, a petroquímica realizou algumas ações de merchandising. Ao longo do programa, a empresa destacou a importância do descarte correto de resíduos e a separação do lixo para coleta e posterior reciclagem.
Foi a primeira vez que a Braskem participou do reality da Globo. A cada semana, os participantes eram informados a respeito da quantidade de resíduos produzida e separada corretamente.
Além disso, a marca também exibiu, durante algumas edições do BBB 23, mensagens sobre a importância da reciclagem para a preservação do meio-ambiente.
Braskem no BBB: caso chegou ao Conar
Em fevereiro, menos de um mês depois de o BBB 23 estar no ar, o Conar abriu representação para avaliar se a ação de merchandising da empresa no programa infringia alguma das regras vigentes em seu estatuto.
A abertura da representação, em fevereiro, aconteceu por conta da carta aberta “A Braskem vai afundar o BBB 23 como fez com Maceió”, publicada na plataforma Change.org, que pretendia reunir assinaturas para pedir o banimento da Braskem no BBB 23.
A carta abordava que a Braskem teria sido responsável por o episódio do desastre ambiental na cidade de Maceió, ocorrido em 2018, que seria decorrente da exploração de minérios, pela Braskem, na região.
A petição foi enviada à Globo, aos demais patrocinadores do BBB 23 e ao Conar, que abriu representação para avaliar as mensagens publicitárias da Braskem no programa.
Conar dá a sentença para a Braskem no BBB 23
Assim como costuma acontecer nas representações do Conar, os casos são julgados pelo Conselho de Ética algum tempo depois de instaurados.
No caso da representação 025/23, que avaliava a presença da Braskem no BBB 23, o julgamento aconteceu nessa terça-feira, 27.
E, como resultado, o conselho de ética votou, por unanimidade, pelo arquivamento do processo. Tal decisão significa que os membros do Conar não encontraram irregularidades e nem descumprimento da ética publicitária na ação analisada.
Dessa forma, o anunciante não precisa fazer nenhuma alteração nas peças publicitárias. E, se o programa ainda estivesse no ar, a Braskem poderia seguir com as ações normalmente.
O BBB 23 bateu recorde de faturamento comercial para a Globo. Ao longo de mais de três meses, mais de 40 marcas apareceram no reality.