Dentsu quer afastar síndrome do patinho feio
CEO Mário D?Andrea conclui reformulação operacional e mostra cases dos últimos 10 meses para retratar transformação em ?cisne?
Dentsu quer afastar síndrome do patinho feio
BuscarDentsu quer afastar síndrome do patinho feio
BuscarCEO Mário D?Andrea conclui reformulação operacional e mostra cases dos últimos 10 meses para retratar transformação em ?cisne?
Alexandre Zaghi Lemos
4 de novembro de 2014 - 7h22
CEO da Dentsu Brasil desde o fim de janeiro, Mário D’Andrea tem como principal missão livrar a agência da percepção de só ter clientes japoneses e dos ranços de burocrática e pouco criativa. Embora a dependência financeira de contas de marcas de origem japonesa se mantenha, ele considera um bom começo o trabalho criativo e de resultados das 12 campanhas que geraram 28 filmes desde o início do ano, a conclusão da reformulação operacional e as contratações para a equipe e as vitórias em duas concorrências promovidas pela concessionária de rodovias Arteris e pelo analgésico Salonpas. “Há um segmento de clientes médios mal atendido pelas grandes agências, nas quais ficam sempre no fim da fila, e que também não encontram o que necessitam nas pequenas agências, que não têm o ferramental de pesquisas e a expertise para atendê-los”, comenta D’Andrea, sinalizando o caminho escolhido para gerar novos negócios.
Contratado há um ano como CCO do escritório brasileiro da rede de origem japonesa, D’Andrea assumiu a presidência da agência três meses depois, após a saída de Renato Loes, que estava no cargo desde 2010.
Para estruturar “a nova Dentsu”, D’Andrea dividiu a equipe em duas grandes áreas: uma de negócios, comandada pelo COO Mauro Rabello, contratado em abril do ano passado como vice-presidente de atendimento, e outra de estratégia, liderada pelo CSO Newton Nagumo, que chegou em fevereiro como vice-presidente de estratégia, vindo da JWT.
A área de negócios conta com os diretores Fernando Bacellar (ex-Santa Clara, contratado em fevereiro e agora promovido a head de digital), Daniel Gunji (ex-Wunderman, que chegou em julho e a partir de agora responde como diretor de mídia digital) e Marcio Zorzella (ex-diretor geral de mídia da Santa Clara que acaba de ser incorporado pela Dentsu como diretor de mídia de Toyota).
O time de estratégia tem os diretores Kojiro Tanoue (japonês que atuava como consultor da rede desde 2001 e agora responde como diretor de inovação do escritório brasileiro) e Léo Andrade (ex-Fbiz, recém-contratado como diretor de planejamento digital).
A área de criação é comandada pelo diretor Filipe Cuvero, contratado por D’Andrea no final do ano passado, e o head de design Christian Faria, na casa desde junho – ambos vindos da JWT.
Segundo D’Andrea um dos principais “alvos estratégicos” de 2014 é a ampliação das entregas para os clientes, com a inclusão de ações de digital, social e inovação. A agência conta ainda com uma unidade de varejo que atende a rede de Supermercados Sonda e tem conquistado espaço na Toyota, conta institucional da casa que já entregou para a Dentsu verbas de varejo em cinco praças: Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Goiás. Para atender a demanda regional, a Dentsu mantém acordos operacionais com algumas agências que já trabalhavam os ofertas da marca nesses locais. Além de Sonda, outros clientes não japoneses da Dentsu Brasil são a universidade Uninove e a recém-conquistada Arteris.
No que se refere ao trabalho criativo e de resultados realizado nos últimos meses, D’Andrea destaca, entre outras, a ação Cup Drones, para Cup Noodles, que gerou 3,8 milhões de views no YouTube; a campanha de Canon para o Dia das Mães, com aumento de 9 vezes no tráfego do e-commerce da marca; o reposicionamento do modelo Etios, da Toyota; e o novo conceito desenvolvido para Sazón. Cita também os recentes filmes de Hilux e Arteris.
A Dentsu integra a rede Dentsu Aegis Network, que desde junho é comandada no Brasil pelo CEO Abel Reis, e que também inclui as agências NBS, Isobar, McGarryBowen, Lov, Amnet, Copernicus e iProspect.
Veja, a seguir, alguns dos filmes criados pela Dentsu em 2014. A agência estreou também um hotsite para detalhar os trabalhos recentes.
Compartilhe
Veja também
Publicidade brasileira deve crescer 5,2% em 2025, aponta Dentsu
Global Ad Spend Forecasts 2025 indica que o crescimento será impulsionado pela televisão e por investimentos em digital
Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha
Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025