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Comunicação

Em vez de contas, Santa Clara passa a prospectar projetos

Agência apresenta posicionamento baseado no atendimento por projetos e acredita em maior flexibilidade e gerenciamento de custos


26 de setembro de 2018 - 11h29

Fernando Campos (à esq.) e Ulisses Zamboni, sócios da agência: parcerias com outras empresas também faz parte da nova proposta de atuação (Crédito: Hudson Rodrigues/Divulgação)

O negócio de uma agência de publicidade geralmente é regido por dois importantes movimentos. O primeiro é quando uma agencia conquista uma nova conta, recebendo novas verbas e criando uma estrutura para atender aos trabalhos daquela marca. O segundo – e doloroso – é quando essa mesma marca muda de parceiro e a agência é obrigada a readequar seus custos e as pessoas envolvidas com aquela conta. Na opinião da diretoria da Santa Clara, esse modelo não cabe mais no cenário atual da publicidade.

“O mercado vem se tornando muito mais diverso e as agências não tem mais exclusividade na realização de trabalhos de publicidade para uma marca. Muitas vezes o próprio departamento de marketing cria soluções ou até mesmo um veículo oferece projeto. Os clientes desfrutam de maior liberdade e por isso demandam um tipo de atendimento mais flexível”, analisa Fernando Campos, sócio e CCO da Santa Clara.

Como forma de se adequar a esse contexto, a agência estruturou um novo modelo de atendimento baseado em projetos. Em vez de prospectar contas – e garantir a realização exclusiva de todas as ações publicitárias daquela marca – a agência pretende oferecer soluções específicas, em projetos com tempo e desenvolvimento determinados, forma adotada por boa parte das grandes consultorias do mercado. “Passamos um longo tempo criando uma espécie de marketplace de todas as nossas expertises e montamos uma prateleira de soluções. O cliente que, por exemplo, precisar de uma ação de branding, poderá contar conosco. Ou podemos auxiliar no desenvolvimento de um novo produto. Elaboramos mais de 20 soluções que podem ser agrupadas ou oferecidas individualmente, de acordo com a necessidade do cliente. Ele pagará exatamente por aquele serviço e fica totalmente livre para continuar trabalhando com outras agências e parceiros com quem já tenha contrato”, explica Ulisses Zamboni, sócio e CEO da operação.

Para organizar o novo atendimento fluído, a Santa Clara reestruturou a equipe, promovendo profissionais de todas as áreas – planejamento, atendimento, criação, mídia, BI e outras – a diretores de projeto. Cada demanda que chegar à agência ficará sob a responsabilidade de um diretor, que irá escalar a equipe mais adequada de acordo com o tipo de trabalho. “Pretendemos também contar com apoio e parcerias de outras empresas. Quando um cliente solicita um serviço no qual não somos especialistas, podemos desenvolver todo o projeto e entregar a execução para quem seja especializado naquele trabalho. Quanto mais o mercado trabalhar em conjunto, com menos cultura de posse e mais colaboração, melhor será”, acredita Campos.

A nova proposta de atendimento também deve incluir os atuais clientes fixos da casa (como Basf Agro, Outback, Cerveja Colorado, Quem Disse, Berenice e Yázigi). De acordo com os sócios, haverá, entre a soluções oferecidas, a opção de um trabalho de manutenção – em que a agência acompanha as ações da marca, fornecendo suporte e atendimento criativo (de forma similar ao modelo de atendimento por conta). A ideia, no entanto, é que esses clientes também passam a trabalhar de acordo com a nova proposta.

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