Em vez de contas, Santa Clara passa a prospectar projetos
Agência apresenta posicionamento baseado no atendimento por projetos e acredita em maior flexibilidade e gerenciamento de custos
Em vez de contas, Santa Clara passa a prospectar projetos
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BuscarAgência apresenta posicionamento baseado no atendimento por projetos e acredita em maior flexibilidade e gerenciamento de custos
Bárbara Sacchitiello
26 de setembro de 2018 - 11h29
O negócio de uma agência de publicidade geralmente é regido por dois importantes movimentos. O primeiro é quando uma agencia conquista uma nova conta, recebendo novas verbas e criando uma estrutura para atender aos trabalhos daquela marca. O segundo – e doloroso – é quando essa mesma marca muda de parceiro e a agência é obrigada a readequar seus custos e as pessoas envolvidas com aquela conta. Na opinião da diretoria da Santa Clara, esse modelo não cabe mais no cenário atual da publicidade.
“O mercado vem se tornando muito mais diverso e as agências não tem mais exclusividade na realização de trabalhos de publicidade para uma marca. Muitas vezes o próprio departamento de marketing cria soluções ou até mesmo um veículo oferece projeto. Os clientes desfrutam de maior liberdade e por isso demandam um tipo de atendimento mais flexível”, analisa Fernando Campos, sócio e CCO da Santa Clara.
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Para organizar o novo atendimento fluído, a Santa Clara reestruturou a equipe, promovendo profissionais de todas as áreas – planejamento, atendimento, criação, mídia, BI e outras – a diretores de projeto. Cada demanda que chegar à agência ficará sob a responsabilidade de um diretor, que irá escalar a equipe mais adequada de acordo com o tipo de trabalho. “Pretendemos também contar com apoio e parcerias de outras empresas. Quando um cliente solicita um serviço no qual não somos especialistas, podemos desenvolver todo o projeto e entregar a execução para quem seja especializado naquele trabalho. Quanto mais o mercado trabalhar em conjunto, com menos cultura de posse e mais colaboração, melhor será”, acredita Campos.
A nova proposta de atendimento também deve incluir os atuais clientes fixos da casa (como Basf Agro, Outback, Cerveja Colorado, Quem Disse, Berenice e Yázigi). De acordo com os sócios, haverá, entre a soluções oferecidas, a opção de um trabalho de manutenção – em que a agência acompanha as ações da marca, fornecendo suporte e atendimento criativo (de forma similar ao modelo de atendimento por conta). A ideia, no entanto, é que esses clientes também passam a trabalhar de acordo com a nova proposta.
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