Comunicação
Executivos de marketing apontam melhores agências do País
Relatório Agency Scope mostra ainda aumento na fatia digital nos orçamentos de comunicação das marcas
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Alexandre Zaghi Lemos
4 de dezembro de 2018 - 11h51
Cinco de cada dez profissionais de marketing reconheceram que o departamento de compras interfere no processo de negociação com suas agências. Dentre eles, 45% afirmam que ambas as áreas lideram a conversação. Esses são alguns dados da sétima edição do relatório Agency Scope, recém-concluído pela espanhola Scopen (ex-Grupo Consultores), que ouviu 376 executivos de marketing e 42 profissionais de compras de anunciantes, entre maio e setembro deste ano. A pesquisa também entrevistou 348 profissionais que atuam em agências. De acordo com a Scopen, o Brasil está em linha com a média global de participação da área de procurement, que é de 53,8% (aqui o índice foi de 54,5%).
César Vacchiano, presidente e CEO de Scopen, diz que um dos dados sobre o perfil dos entrevistados que mais o surpreendeu nesta edição do estudo foi o índice de 86% dos executivos de marketing que se declararam com “perfil digital”. “Na Espanha, esse índice é de 30%”, compara.
Isso se reflete na aplicação dos orçamentos de comunicação, que consomem, em média, 3,6% do faturamento em vendas das companhias, segundo os executivos de marketing que responderam a essa questão — um índice praticamente igual aos 3,5% aferidos na edição anterior da pesquisa, feita em 2016. Na divisão desse dinheiro, o que mais chama a atenção é justamente o aumento da fatia digital, de 29,1% há dois anos para 38,7%. Concomitantemente, a participação da publicidade off-line, que a pesquisa chama de “ATL”, caiu de 46,3% para 41,9%; e as ações promocionais, chamadas pelo estudo de “BTL”, também perderam terreno, de 24,6% para 19,4%.
“De todos os países nos quais pesquisamos, o Brasil é o segundo no ranking do investimento digital, atrás apenas da China, onde esse percentual é de 42,6%”, frisa Paula Ribeiro, diretora de estudos da Scopen no Brasil.
A pesquisa ainda pede que os executivos de marketing avaliem as agências de publicidade do mercado brasileiro. A Africa, dos sócios e copresidentes Sergio Gordilho e Marcio Santoro, foi a melhor avaliada. Veja no quadro abaixo as principais conclusões:
Além disso, o relatório Agency Scope também traz a opinião de executivos de marketing e publicitários de agências sobre os nomes mais destacados do mercado na atualidade, confira:
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