Havas e Universal selam parceria por música
Empresas criam a Global Music Data Alliance para gerar novas receitas a partir do uso e da análise de dados dos comportamentos de consumo dos fãs de artistas como Taylor Swift e Pearl Jam
Empresas criam a Global Music Data Alliance para gerar novas receitas a partir do uso e da análise de dados dos comportamentos de consumo dos fãs de artistas como Taylor Swift e Pearl Jam
Meio & Mensagem
5 de janeiro de 2015 - 3h18
Emma Hall, do Advertising Age
Havas e Universal Music estão lançando a Global Music Data Alliance, uma parceria que pretende criar novas receitas para as duas companhias a partir do uso e da análise de dados gerados pelo comportamento de consumo dos fãs em torno dos artistas da Universal.
A aliança foi conduzida pela família Bolloré: Vincent Bolloré assumiu como chairman em junho do ano passado de uma companhia ligada à Universal, a Vivendi (assim como se tornou seu principal acionista, com 5% das ações). O filho de Vincent, Yannick Bolloré, é chairman e CEO do Havas, cujo principal acionista é também o Grupo Bolloré. Há frequentes especulações a respeito de um suposto interesse de Vincent de combinar o Havas e a Vivendi. As duas empresas são baseadas na França.
O diretor global do Havas Media Group, Dominique Delport, esteve envolvido diretamente com o acordo e afirmou que havia um desejo de acelerar a colaboração entre as duas companhias. “Yannick viu um caminho para fornecer insights novos para nossos clientes”, disse. O CEO do Havas declarou que a aliança irá permitir aos clientes e a diversas marcas a expansão da paixão despertada pela música entre os fãs e a criação de experiências mais profundas para esse público.
A Universal Music é o maior produtor de música do mundo, com artistas como Taylor Swift, Kanye West, Lady Gaga, Adele, BB King, Elton John, Katy Perry, Pearl Jam e U2. O CEO da empresa, Lucian Grainge, afirmou, em comunicado, que continua procurando novas receitas e oportunidades de marketing para todos os artistas ligados à companhia e para as marcas interessadas em projetos que envolvam esses nomes. A Universal conta com o Artist Portal, que mede as vendas relacionadas a vídeos e música, a streaming, mídia social, merchandising e bilheteria.
A parceria prevê a utilização da expertise do Havas na análise de dados para identificar essas oportunidades de marketing tanto para os artistas quanto para as marcas. Segundo Delport, a aliança faz essa união de talentos. “A Universal já é uma companhia líder em termos de dados. Estamos levando essa parte para um nível acima ao trabalharmos com os especialistas em big data e algoritmo do Havas, fazendo uma fusão entre os dois mundos”, avaliou.
O acordo fará também com que novos serviços e tecnologias possam surgir a partir de projetos criados por startups. “A maior tendência na indústria é que marcas e empresas de entretenimento trabalhem em conjunto para cocriar conteúdo e serviços. Teremos tantos dados que podemos usar para entender melhor o consumidor e oferecer melhores experiências que precisamos ser ousados o suficiente para criar novas soluções”, comentou Delport. A Global Music Data Alliance será apresentada nesta semana durante o evento Consumer Eletronics Show (CES), que começa nesta terça-feira, 6, em Las Vegas.
Tradução – Lena Castellón
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca