Holdings de publicidade crescem e retomam negócios em 2022

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Holdings de publicidade crescem e retomam negócios em 2022

Período foi e recuperação e de retomada dos investimentos dos anunciantes após a pandemia para WPP, Omnicom, Interpublic e Publicis Groupe

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28 de fevereiro de 2023 - 6h00

(Crédito: Shutterstock)

Com informações do Ad Age

Após o choque de 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 que paralisou as atividades econômicas do planeta, e das incertezas que perduraram o ano de 2021, as grandes holdings de comunicação puderam, finalmente, celebrar a retomada dos negócios e dos investimentos dos anunciantes em 2022.

WPP, Interpublic, Publicis Groupe e Omnicom, as maiores holdings de comunicação e publicidade do mundo, registraram crescimento na receita no ano passado em comparação com 2021.

Na semana passada, o WPP apresentou os resultados financeiros de 2022 que mostram um crescimento de 6,9% na receita na comparação com o valor obtido pela holding em 2021.

De acordo com os dados divulgados pelo grupo, a receita do WPP no ano passado foi de £ 11,799 (o equivalente a US$ 14,180 bilhões). Nesse valor já estão consideradas as variações cambiais.

“Iniciamos 2023 em uma posição financeira forte, com bons momentos para novos negócios e muitas oportunidades à frente. Embora, sem dúvidas, existirão desafios, permanece a necessidade das grandes companhias de construir marcas, vender produtos, reinventar e transformar seus negócios, entendendo de dados, investindo em tecnologia e explorando o potencial de inteligência artificial, assim como sua necessidade de parceiros modernos que possam ajudá-los a navegar nesse novo mundo”, declarou Mark Read, CEO do WPP.

O Publicis Groupe teve um ano de 2022 ainda melhor, em termos de percentual de crescimento. A receita orgânica do grupo cresceu 22% no ano passado, superando os 10,1% estimados pelos analistas e os 8,5% previstos pelo próprio grupo.

Mais uma vez, o crescimento foi impulsionado pelas empresas de dados e tecnologia Epsilon e Sapient, que obtiveram crescimento orgânico de 12% e 19%, respectivamente. Hoje, ambas respondem por um terço da receita da holding.

No ano passado, o Publicis cresceu principalmente em mídia, com conquistas como a conta global de Anheuser-Busch InBev, LVMH (Reino Unido e França), Mondelez e Pepsico (China). Na criação, a companhia conquistou a conta global do banco Standard.

Crescimento parecido teve o Omnicom, que registrou, em 2022, crescimento de 9,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado superou as previsões do grupo, que estimava crescer de 8% a 8,5% no ano.

Apesar disso, na apresentação dos resultados, o chairman e CEO do Omnicom, John Wren, demonstrou cautela. “Permanecemos extremamente cautelosos com a macroeconomia e fatores geopolíticos, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia, os riscos econômicos representados pelo aumento das taxas de juros e a inflação mais alta em todo o mundo”, disse Wren.

O Interpublic Groupe também reportou crescimento no ano passado, com sua receita subindo 7% na comparação com 2021. Em outubro de 2022, quando divulgou suas previsões de crescimento para o ano, a holding estimava que sua receita seria de 2% a 4% maior.

Em conferência com investidores, o CEO do IPG, Philippe Krakowsky, também disse que a empresa está preparada para as possíveis instabilidades econômicas neste ano.

“Os anunciantes estão começando 2023 com convicção em sua necessidade de investirem e estar no mercado, bem como com uma dose de cautela”, definiu Krakowsky.

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