Holdings de publicidade crescem e retomam negócios em 2022
Período foi e recuperação e de retomada dos investimentos dos anunciantes após a pandemia para WPP, Omnicom, Interpublic e Publicis Groupe
Holdings de publicidade crescem e retomam negócios em 2022
BuscarHoldings de publicidade crescem e retomam negócios em 2022
BuscarPeríodo foi e recuperação e de retomada dos investimentos dos anunciantes após a pandemia para WPP, Omnicom, Interpublic e Publicis Groupe
Meio & Mensagem
28 de fevereiro de 2023 - 6h00
Com informações do Ad Age
Após o choque de 2020, com o advento da pandemia de Covid-19 que paralisou as atividades econômicas do planeta, e das incertezas que perduraram o ano de 2021, as grandes holdings de comunicação puderam, finalmente, celebrar a retomada dos negócios e dos investimentos dos anunciantes em 2022.
WPP, Interpublic, Publicis Groupe e Omnicom, as maiores holdings de comunicação e publicidade do mundo, registraram crescimento na receita no ano passado em comparação com 2021.
Na semana passada, o WPP apresentou os resultados financeiros de 2022 que mostram um crescimento de 6,9% na receita na comparação com o valor obtido pela holding em 2021.
De acordo com os dados divulgados pelo grupo, a receita do WPP no ano passado foi de £ 11,799 (o equivalente a US$ 14,180 bilhões). Nesse valor já estão consideradas as variações cambiais.
“Iniciamos 2023 em uma posição financeira forte, com bons momentos para novos negócios e muitas oportunidades à frente. Embora, sem dúvidas, existirão desafios, permanece a necessidade das grandes companhias de construir marcas, vender produtos, reinventar e transformar seus negócios, entendendo de dados, investindo em tecnologia e explorando o potencial de inteligência artificial, assim como sua necessidade de parceiros modernos que possam ajudá-los a navegar nesse novo mundo”, declarou Mark Read, CEO do WPP.
O Publicis Groupe teve um ano de 2022 ainda melhor, em termos de percentual de crescimento. A receita orgânica do grupo cresceu 22% no ano passado, superando os 10,1% estimados pelos analistas e os 8,5% previstos pelo próprio grupo.
Mais uma vez, o crescimento foi impulsionado pelas empresas de dados e tecnologia Epsilon e Sapient, que obtiveram crescimento orgânico de 12% e 19%, respectivamente. Hoje, ambas respondem por um terço da receita da holding.
No ano passado, o Publicis cresceu principalmente em mídia, com conquistas como a conta global de Anheuser-Busch InBev, LVMH (Reino Unido e França), Mondelez e Pepsico (China). Na criação, a companhia conquistou a conta global do banco Standard.
Crescimento parecido teve o Omnicom, que registrou, em 2022, crescimento de 9,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O resultado superou as previsões do grupo, que estimava crescer de 8% a 8,5% no ano.
Apesar disso, na apresentação dos resultados, o chairman e CEO do Omnicom, John Wren, demonstrou cautela. “Permanecemos extremamente cautelosos com a macroeconomia e fatores geopolíticos, incluindo a guerra entre Rússia e Ucrânia, os riscos econômicos representados pelo aumento das taxas de juros e a inflação mais alta em todo o mundo”, disse Wren.
O Interpublic Groupe também reportou crescimento no ano passado, com sua receita subindo 7% na comparação com 2021. Em outubro de 2022, quando divulgou suas previsões de crescimento para o ano, a holding estimava que sua receita seria de 2% a 4% maior.
Em conferência com investidores, o CEO do IPG, Philippe Krakowsky, também disse que a empresa está preparada para as possíveis instabilidades econômicas neste ano.
“Os anunciantes estão começando 2023 com convicção em sua necessidade de investirem e estar no mercado, bem como com uma dose de cautela”, definiu Krakowsky.
Compartilhe
Veja também
Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers
Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins
Campanhas da Semana: verão, festas e presentes
Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público