Internet perto de superar TV no Conar
Processos de campanhas na web vêm crescendo nos últimos três anos, em 2015, o total de ocorrências de televisão representava 38,9% ante 38,3% de anúncios digitais
Processos de campanhas na web vêm crescendo nos últimos três anos, em 2015, o total de ocorrências de televisão representava 38,9% ante 38,3% de anúncios digitais
Luiz Gustavo Pacete
4 de julho de 2016 - 19h15
O Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que, na semana passada, decidiu pela manutenção de Gilberto Leifert na presidência para o biênio 2016-18, vem registrando evolução nos processos que possuem campanhas de internet como alvo.
De acordo com dados do órgão, obtidos por Meio & Mensagem, a web representava, em 2013, 29,1% de todos os processos instaurados. Em 2015, esse número subiu para 38,3% ante os 38,9% da TV. Foi no ano passado que a quantidade de queixas vindas da internet mais se aproximou da televisão. Em relação às outras mídias o número se mantém estável. Em 2015, a mídia exterior respondia por 15,8% do total de processos instaurados, seguida por revistas 4,1%, jornais 2,7% e rádio 0,3%.
Unilever é o mais punido no Conar em 2015
Há outro dado que mostra anúncios que são veiculados em mídias tradicionais e também na internet. Em 2013, 14,9% das campanhas alvos de processo também foram veiculadas na internet. Em 2014, esse número subiu para 26% e, em 2015, ficou em 23%.
Levantamento anterior realizado pelo Meio & Mensagem mostrava que campanhas de alimentos foram as que mais causaram discussões no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) no primeiro semestre de 2015. Em segundo lugar estão anúncios de “Bebidas” com 21 processos e, em terceiro, as campanhas do grupo “Cosméticos, Higiene e Beleza”.
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