Assinar

IPG considera a venda da R/GA

Buscar
Publicidade
Comunicação

IPG considera a venda da R/GA

A TCS Interactive, empresa de marketing digital que figura como 13ª maior holding segundo o Ad Age Datacenter, é uma das mais propensas a comprar a rede de agências


25 de junho de 2024 - 16h27

Por Brian Bonilla, com colaboração de Garrett Sloane e Bradley Johnson, do Ad Age

Escritórios R/Ga em Nova York

Escritório da R/GA em Hudson Yards, Nova York, foi fechado em 2022 (Crédito: Reprodução/Paul Varsóvia)

O Interpublic Group of Cos. (IPG) está considerando uma possível venda da R/GA e a TCS Interactive seria uma das primeiras da fila para adquiri-la.

Outras holdings e consultorias consideraram a compra, segundo fontes consultadas pelo Ad Age. Uma parceria estratégica, em vez de uma venda imediata, também é uma possibilidade.

A TCS e o IPG não comentaram as especulações.

Uma possível venda da R/GA seria mais um exemplo de desinvestimento do IPG em suas agências. A holding também tem feito fusões e fechado algumas das agências na tentativa de simplificar sua estrutura. Hoje, a R/GA atende a clientes como Google, Nike e Verizon.

Adquirir a R/GA seria um marco enorme para a TCS Interactive, empresa sediada na Índia que deseja ampliar presença nos EUA.

Comandada em parte pelo ex-CEO da Droga5, Andrew Essex, a TCS Interactive é responsável pelos serviços digitais da Tata Consulting Services, uma das maiores consultorias de internet e tecnologia do mundo.

Ano passado, a receita da TCS Interactive alcançou US$ 2,8 bilhões, segundo o Agency Report do Ad Age, que ranqueou a companhia como 13º grupo global de agências.

Em 2023, a empresa-mãe reportou receita global de US$ 29,1 bilhões. Em comparação, o WPP, maior holding de publicidade, obteve receita orgânica de US$ 18 bilhões.

Tanto a R/GA quanto a Huge, outra marca do IPG, têm enfrentado rodadas de demissões e mudanças no comando nos últimos dois anos. Ambas têm passado por reestruturações para se adaptarem às transformações do mercado.

Em relatórios recentes, o IPG não revelou a receita da R/GA, mas citou o impacto do desempenho da rede nos resultados negativos da companhia como um todo. Em fevereiro, o CEO do IPG, Philippe Krakowsky, disse que as agências especialistas da holding pesaram significativamente nos resultados.

Em abril, o executivo afirmou que exploraria novas maneiras de ampliar assets por meio de fusões e aquisições, com foco no fortalecimento das capacidades de commerce e digital do IPG.

Fundada em 1977, a R/GA tornou-se parte do IPG quando a holding comprou a True North Communications, na época o grupo que detinha o controle de agências como FCB e R/GA.

Em seu auge, a R/GA foi uma das agências mais inovadoras da indústria, e muitas ainda a consideram como tal. Mas a empresa lutou para se adaptar a um mercado em transformação, especialmente à medida que clientes de tecnologia continuam a suspender investimentos. Além de Google, Nike e Verizon, a rede também trabalha com Intuit TurboTax, para a qual criou um comercial do Super Bowl, e o BBC Studios. Hoje, tem 1,2 mil funcionários.

Ao longo dos anos, a R/GA adotou o que chama de “criatividade distribuída”, como forma de se tornar mais flexível e menos dependente de times definidos por escritórios físicos. Ano passado, a R/GA se mudou para o espaço do IPG no Brooklyn Navy Yard.

O IPG está ocupado. Em janeiro, vendeu duas agências criativas, Hill Holliday e Deutsch Nova York, para o grupo de marketing Attivo Group. Em março, o grupo promoveu a fusão entre Tierney e Carmichael Lynch, e a Performance Art se uniu à McCann. Já a McCann 215, de São Francisco, fechou em março. Em maio, o IPG Health integrou a McCann Health Nova York à Area 23, enquanto a Hill Holliday Health e a McCann Health Nova Jersey passaram a formar a Rise & Run.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Quem explica o torcedor brasileiro? Betano celebra o futebol em campanha

    Patrocinadora do Campeonato Brasileiro destaca a paixão da torcida e anuncia nova edição da Casa Brasileirão Betano para 2025

  • Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    Como o acordo entre Omnicom e IPG depende de dados e automação

    A aquisição é vista como uma forma de ganhar mais força e tamanho em um cenário de mídia em constante mudança