IPG considera a venda da R/GA
A TCS Interactive, empresa de marketing digital que figura como 13ª maior holding segundo o Ad Age Datacenter, é uma das mais propensas a comprar a rede de agências
A TCS Interactive, empresa de marketing digital que figura como 13ª maior holding segundo o Ad Age Datacenter, é uma das mais propensas a comprar a rede de agências
Meio & Mensagem
25 de junho de 2024 - 16h27
Por Brian Bonilla, com colaboração de Garrett Sloane e Bradley Johnson, do Ad Age
Escritório da R/GA em Hudson Yards, Nova York, foi fechado em 2022 (Crédito: Reprodução/Paul Varsóvia)
O Interpublic Group of Cos. (IPG) está considerando uma possível venda da R/GA e a TCS Interactive seria uma das primeiras da fila para adquiri-la.
Outras holdings e consultorias consideraram a compra, segundo fontes consultadas pelo Ad Age. Uma parceria estratégica, em vez de uma venda imediata, também é uma possibilidade.
A TCS e o IPG não comentaram as especulações.
Uma possível venda da R/GA seria mais um exemplo de desinvestimento do IPG em suas agências. A holding também tem feito fusões e fechado algumas das agências na tentativa de simplificar sua estrutura. Hoje, a R/GA atende a clientes como Google, Nike e Verizon.
Adquirir a R/GA seria um marco enorme para a TCS Interactive, empresa sediada na Índia que deseja ampliar presença nos EUA.
Comandada em parte pelo ex-CEO da Droga5, Andrew Essex, a TCS Interactive é responsável pelos serviços digitais da Tata Consulting Services, uma das maiores consultorias de internet e tecnologia do mundo.
Ano passado, a receita da TCS Interactive alcançou US$ 2,8 bilhões, segundo o Agency Report do Ad Age, que ranqueou a companhia como 13º grupo global de agências.
Em 2023, a empresa-mãe reportou receita global de US$ 29,1 bilhões. Em comparação, o WPP, maior holding de publicidade, obteve receita orgânica de US$ 18 bilhões.
Tanto a R/GA quanto a Huge, outra marca do IPG, têm enfrentado rodadas de demissões e mudanças no comando nos últimos dois anos. Ambas têm passado por reestruturações para se adaptarem às transformações do mercado.
Em relatórios recentes, o IPG não revelou a receita da R/GA, mas citou o impacto do desempenho da rede nos resultados negativos da companhia como um todo. Em fevereiro, o CEO do IPG, Philippe Krakowsky, disse que as agências especialistas da holding pesaram significativamente nos resultados.
Em abril, o executivo afirmou que exploraria novas maneiras de ampliar assets por meio de fusões e aquisições, com foco no fortalecimento das capacidades de commerce e digital do IPG.
Fundada em 1977, a R/GA tornou-se parte do IPG quando a holding comprou a True North Communications, na época o grupo que detinha o controle de agências como FCB e R/GA.
Em seu auge, a R/GA foi uma das agências mais inovadoras da indústria, e muitas ainda a consideram como tal. Mas a empresa lutou para se adaptar a um mercado em transformação, especialmente à medida que clientes de tecnologia continuam a suspender investimentos. Além de Google, Nike e Verizon, a rede também trabalha com Intuit TurboTax, para a qual criou um comercial do Super Bowl, e o BBC Studios. Hoje, tem 1,2 mil funcionários.
Ao longo dos anos, a R/GA adotou o que chama de “criatividade distribuída”, como forma de se tornar mais flexível e menos dependente de times definidos por escritórios físicos. Ano passado, a R/GA se mudou para o espaço do IPG no Brooklyn Navy Yard.
O IPG está ocupado. Em janeiro, vendeu duas agências criativas, Hill Holliday e Deutsch Nova York, para o grupo de marketing Attivo Group. Em março, o grupo promoveu a fusão entre Tierney e Carmichael Lynch, e a Performance Art se uniu à McCann. Já a McCann 215, de São Francisco, fechou em março. Em maio, o IPG Health integrou a McCann Health Nova York à Area 23, enquanto a Hill Holliday Health e a McCann Health Nova Jersey passaram a formar a Rise & Run.
Compartilhe
Veja também
Campari vai a Cannes para exaltar o cinema brasileiro
Marca aproveita o Festival de Cinema da cidade francesa para destacar o projeto “Baseado em Paixões Reais”, criada pela DPZ
Petlove promove adoção às cegas para celebrar Dia da Família
Junto com Ampara Animal, marca compartilhará cartas "escritas pelos pets" para suas novas famílias