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Comunicação

Sorrell: tiveram ?olhos maior que o estômago?

Em entrevista ao Advertising Age, CEO do WPP comenta o cancelamento da fusão entre seus dois maiores concorrentes, Publicis e Omnicom


9 de maio de 2014 - 8h32

Por Alexandra Bruell, do Advertising Age

Com o colapso da planejada fusão entre Publicis Groupe e Omnicom, dois dos maiores players do mercado global de comunicação, o rival WPP consegue se manter no topo do ranking da indústria. O Advertising Age conversou com o CEO do WPP, Martin Sorrell, logo após o cancelamento da megafusão tornar-se público na noite de quinta-feira 8. Ele opinou sobre o que poderia ter dado errado e o que o fracasso da megafusão significa sua o setor.

Advertising Age – Quais foram seus primeiros pensamentos após o anúncio do cancelamento da fusão entre Publicis e Omnicom?
Martin Sorrell – Eu não acho que foi uma surpresa. Provavelmente, foi um pouco surpreendente ter vindo tão rapidamente. Muita gente acreditava que o processo iria se arrastar por mais um mês ou algo assim, mas a maioria das pessoas já achava que era uma coisa morta.

AdAge – Quais são as lições do episódio para o mercado?
Sorrell – Dois CEOs se sentaram em uma sala durante seis meses discutindo um acordo desse porte sem falar com ninguém. Talvez eles devessem ter passado um tempo com consultores. Se fizer um acordo dessa natureza, você deve pensar sobre isso antes de anunciá-lo.

Ad Age – O que realmente deu errado?
Sorrell – Como eu disse desde o primeiro dia, a estrutura proposta não combinava com as estratégias anteriores dos envolvidos e haveria problemas regulatórios. Isso causou tensões com os clientes e com os funcionários.

Ad Age – Na sua opinião, o que motivou a decisão inicial pela fusão de Publicis e Omnicom?
Sorrell – Eu acho que foi uma decisão emocional. Wren e Lévy queriam ultrapassar o WPP. Com essa motivação, qualquer negócio estaria condenado ao fracasso. Em segundo lugar, houve o charme gaulês. Wren estava encantado por Lévy. A terceira coisa: seus olhos eram maiores do que o estômago.

Ad Age – Você acredita que haverá mais fusões e aquisições em ambos os lados?
Sorrell – Pergunte a eles. Desde que eles fizeram o anúncio, nós já fizemos de 60 a 80 negócios.

Leia também:
Publicis e Omnicom cancelam megafusão

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