Comunicação

Em manifesto, Mooc expande atuação para além da diversidade

Em novo posicionamento, hub de criativos quer trabalhar narrativas além da inclusão

i 20 de fevereiro de 2019 - 6h15

Prestes a comemorar seus três anos, o Mooc (sigla para Movimento Observador Criativo) lança um novo posicionamento, reconhecendo a si como time de diretores criativos e deixando de usar a palavra “coletivo” junto ao nome. A intenção é ampliar os serviços que realizam para além de consultoria e cocriação sobre campanhas e ações relacionadas a negritude, representatividade e diversidade.

 

Da esquerda para direita e de cima para baixo: Louis Rodrigues, Catarina Martins, Levis Novaes, Vinni Tex, Raphael Fidelis, Kevin David, Aimée Regina e Lídia Thays (Crédito: Denise Tadei)

“O mercado trazia muito o Mooc para falar de diversidade. Acho que o que nós estamos começando a contar é a perspectiva de oito jovens negros sobre assuntos variados. E diversidade realmente é tudo, não é uma caixinha. É a nossa perspectiva sobre o que é falar num filme de carros importados, carros de luxo. Queremos começar a explorar essas novas narrativas”, explica Levis Novaes, connector, strategy e researcher do grupo, que atualmente faz parte da Conspiração Filmes.

Foram três grupos que deram origem ao Mooc: o Catsu Street (Catarina Martins, Lídia Thays e Suyane Ynaya), projeto de moda e street style; o Outro Planet (Raphael Fidelis e Louis Rodrigues), que faz a produção musical de festas; e o Future Gang, portal sobre lifestyle, moda e indústria fonográfica (Kevin David e Vinni Tex), Aimée Regina e Levis Novaes. Nesses três anos, o time fez projetos com Skol, Avon, Faber-Castell, Zaxy, Converse, Levis e outros.

“Parte de tentar fazer o mercado mais inclusivo já foi feita. Nós entregamos isso nesses três anos. Agora estamos caminhando para o momento de naturalizar nossa existência. Queremos ser respeitados como corpos negros dentro desse mercado e fazer cada vez mais coisas que até então não estavam dentro da nossa realidade”, coloca Kevin David, diretor criativo, gerente de projetos e curador. Segundo ele, os últimos três anos em que estiveram nas produtoras Corazon Filmes e Conspiração Filmes foram úteis para profissionalizar seus serviços e ter uma entrega regular.

Grupo foi incubado pela Corazon Filmes em março de 2017 e ficou lá até julho de 2017, quando entraram para a Conspiração Filmes (Crédito: Denise Tadei)

Para Raphael Fidelis, diretor criativo e A&R, a forma como o mercado entende um coletivo de certa forma limita as possibilidades de soluções criativas que o Mooc pode realizar enquanto time de profissionais de criação, arte, produção audiovisual e outros. Vinni Tex, diretor de arte e designer do Mooc, explica que a ideia é “colocar uma semente nova de como pode vir uma espécie de empresa que lida com arte, tecnologia, design e todas essas ferramentas de forma natural, com pensamento semiótico”.

Na nova dinâmica, todos continuarão em suas funções e realizando entregas pessoais e coletivas em um modelo horizontal e sem hierarquia. “Todos têm a sua voz, opinião e sua energia e todo mundo tá colaborando com um propósito maior. Estamos tentando consolidar um modelo de negócio horizontal e que pode atender várias áreas”, descreve Louis Rodrigues, diretor criativo, diretor de cena, fotógrafo e DJ.

Ao atender várias áreas, o grupo também tem como missão trazer mais colaboradores para os novos projetos. “Nós viemos de periferia e de lugares e a gente conseguiu vencer essa barreira dentro do mercado. Um dos nossos maiores propósitos é criar mecanismos para gerar mais acessibilidade para pessoas como a gente e diferentes da gente também”, conta Lídia Thays, diretora criativa, fashion designer, coolhunter e cantora.

Para celebrar os três anos, o hub de criatividade realiza uma festa em São Paulo no sábado, 23, que contará com a presença de ativações de marcas como a Levis, Budweiser e Faber-Castell. No evento, será divulgado o novo manifesto do Mooc com a Converse, que é o maior apoiador do grupo desde seu início. O grupo também lançara uma tiragem limitada de roupas do Mooc criadas com a Ahlma.

Confira o vídeo-teaser do novo posicionamento:

**Crédito da imagem no topo: Reprodução/Mooc