Morre Julio Ribeiro, aos 84 anos
Fundador da Talent, publicitário é um dos nomes mais importantes da história do mercado brasileiro
Fundador da Talent, publicitário é um dos nomes mais importantes da história do mercado brasileiro
Alexandre Zaghi Lemos
2 de fevereiro de 2018 - 10h03
Morreu na madrugada desta sexta-feira, 2, aos 84 anos, o publicitário Julio Ribeiro, um dos um dos nomes mais importantes da história do mercado brasileiro, em consequência de um AVC. O velório está sendo realizado no Cemitério do Morumby, em São Paulo, onde o sepultamento acontecerá às 17hs.
Desde 2015, Julio Ribeiro se dedicava a JRP Propaganda, que dirigia ao lado de Roberto Lautert, conhecido como Alemão. Em sua página no Facebook, Alemão se despede assim: “Perdemos o Julio. Mas também ganhamos ele pra sempre nas nossas melhores lembranças, seja no plano profissional ou no pessoal”.
Julio Ribeiro
Até o final de 2015, Julio Ribeiro atuou por 34 anos na Talent, agência que fundou em 1980 e vendeu ao Publicis Groupe em 2010.
“Nós, colegas de Júlio Ribeiro na Talent e hoje inspirados pelas suas lições na Talent Marcel, lamentamos profundamente o seu falecimento. Júlio Ribeiro é um dos pilares de um mercado publicitário sério, especialista, ético e criativo no Brasil. Suas palavras e atos serão ouvidos para sempre. Orgulho e saudades de você, Julio!”, diz o comunicado oficial da agência.
Julio Ribeiro nasceu em São Paulo no dia 1º de dezembro de 1933. Formado em Direito pela USP, cursou business management, na Harvard Business School, e criatividade, na NYU.
Após começar carreira como advogado, em 1958 resolveu mudar de carreira e entrou na publicidade pela porta da McCann Erickson, na área de pesquisa. Em 1960, se transferiu para a equipe de um anunciante, a Caterpillar Tratores. Dois anos depois, voltou para o mercado de agências e para McCann, passando posteriormente por Denison Propaganda e Almap.Em 1967, fundou sua primeira agência, a JRM – Julio Ribeiro Mihanovich, em sociedade com Armando Mihanovich. Em 1970, uniram a agência à Lince Propaganda, dando origem a Casabranca, que em 1975 foi incorporada pela filial paulista da MPM, então com sede em Porto Alegre.
Em 1980, Julio Ribeiro se desligou da MPM-Casabranca para lançar a Talent. Naquele ano, foi um dos profissionais vencedores da primeira edição do Prêmio Caboré, que receberia outras três vezes durante sua carreira.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima