Neymar, Tite, Gabriel Jesus e Paulinho: estrelas da seleção na mídia
Jogadores e técnico apareceram em diversas campanhas relacionadas à Copa do Mundo
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Thaís Monteiro
6 de julho de 2018 - 8h17
O engajamento nas redes sociais foi um dos motivos que levaram a operadora Vivo, patrocinadora da seleção, a convidar Gabriel Jesus e Paulinho para protagonizarem suas comunicação para a Copa. “Mais do que a Copa do compartilhamento, esta é a Copa da conexão. Através das redes sociais, observamos que os craques e os fãs estão ligados de uma forma nunca vista antes. As pessoas acompanham o dia a dia dos jogadores, comentam e consomem seus conteúdos, portanto faz todo sentido escolher jogadores com forte engajamento nas redes”, diz Marina Daineze, diretora de imagem de comunicação da Vivo.
A união com Gabriel Jesus, por sua vez, foi mais íntima e clara. A operadora usou o símbolo do jogador nas comemorações, o “Alô, mãe”, para fazer um paralelo com sua proposta de conexão. “Ela representa a conexão dele com a mãe, por meio da telefonia. A história nos inspirou a fazer um filme contando a origem deste gesto”, conta a executiva.
O camisa 9 também está no centro das comunicações do Guaraná Antarctica, patrocinador da CBF. A marca fez um filme homenageando as origens do jogador, que foi criado no Jardim Peri, bairro da Zona Norte de São Paulo e de Gatorade.
Além da campanha para Vivo, Paulinho é protagonista da empresa de apostas esportivas Sportingbet, em um filme que fala sobre a superação do camisa 15. De acordo com a empresa, a busca por um personagem exclusivo foi essencial para estabelecer um embaixador para a marca durante o mundial. “Queríamos uma cara nova, uma personalidade do futebol que ainda não estivesse em evidência na publicidade”, explica Rodrigo Giordano, CCO da Abille, agência responsável pela campanha. Outro requisito da marca foi representar o brasileiro que nunca desiste.
“Um garoto brasileiro que realizou o sonho de se tornar jogador de futebol e que aos 17 anos já estava atuando na Europa. Lá sofreu muito, foi vítima de racismo. Voltou para jogar a 4º divisão do futebol brasileiro até ascender novamente, jogar pelo Barcelona, pela seleção brasileira e agora, estar presente na Copa da Rússia. Queríamos isso! A essência do brasileiro. Aquele cara que não desiste nunca e que por pior que nos façam acreditar que as coisas podem pior, nós nos reinventamos, damos a volta por cima”, diz Giordano.
Neymar, que tem a base de fãs mais engajados, foi contratado por marcas como Proibida, McDonal’s, TCL, Café Pilão e Gol Linhas Aéreas. A Gol contratou Neymar mas não o utilizou em campanha para poupar o tempo que o jogador poderia se dedicar aos treinos: “Buscamos, neste ano tão importante, ajudar efetivamente na busca pela sexta estrela. Foi assim na escolha de nossa campanha publicitária, onde contratamos o Neymar, mas não o usamos para que ele possa aproveitar melhor seu tempo se preparando”, diz Maurício Parise, diretor de marketing da Gol.
O técnico Tite, apesar de não ter perfis oficiais em redes sociais ou interagir por meio delas, também apareceu com frequência na comunicação da Cimed e Itaú. O banco trouxe depoimentos do técnico sobre a seleção deste ano e a Cimed colocou que, em época de mundial, todos opinam sobre os jogos como se fossem o técnico. Confira:
https://www.youtube.com/watch?v=oCGZTsEF0-A
https://www.youtube.com/watch?v=CZIKZx9eDTc
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