Comunicação
Acusada de plágio, Bauducco cancela campanha com Duda Beat e Juliette
Faixa “Magia Amarela”, interpretada pelas cantoras para nova campanha da marca, foi apontada como plágio de AmarElo, do Emicida
Acusada de plágio, Bauducco cancela campanha com Duda Beat e Juliette
BuscarAcusada de plágio, Bauducco cancela campanha com Duda Beat e Juliette
BuscarFaixa “Magia Amarela”, interpretada pelas cantoras para nova campanha da marca, foi apontada como plágio de AmarElo, do Emicida
Meio & Mensagem
18 de outubro de 2023 - 14h59
Nota atualizada às 16h35
Um dos assuntos que tomaram conta das conversas nas redes sociais nesta quarta-feira, 18, diz respeito a uma acusação de plágio dentro de uma campanha publicitária.
Juliette e Duda Beat lançaram na quarta-feira, 17, o single Magia Amarela para a nova campanha de Bauducco criada pela Galeria. Logo após o lançamento, chamou atenção a semelhança com a canção AmarElo, de Emicida, tanto na identidade visual quanto na mensagem.
Evandro Fióti, CEO da Lab Fantasma, se pronunciou em uma live no Instagram dizendo que o conceito de seu trabalho ao lado do irmão, Emicida, foi roubado. Explicou, ainda – sem mencionar nominalmente a Bauducco – que a marca negociou com ambos, mas que não houve acordo em relação ao cronograma, aos prazos e às questões financeiras. “Porque a verba que eles tinham não justificava a entrega que a gente tinha que fazer”.
Em comunicado enviado à reportagem, Bauducco e Galeria afirmam que foram considerados artistas da música brasileira e internacional, mas que a escolha das cantoras Juliette e Duda Beat refletiu o propósito da campanha, pois são duas artistas que já tinham amizade e formam “uma família” com base nos laços de afeto, de afinidade e da arte. “É importante ressaltar que a participação das cantoras se restringiu à interpretação da música-tema, sem vínculo com a criação da campanha”, esclarecem as empresas.
No X (ex-Twitter) Fióti ressaltou, ainda, que não quer hate em cima de Juliette ou de Duda – e que o “jurídico vai trabalhar” no caso de plágio.
Em nota oficial, a assessoria de Juliette esclareceu que a música faz parte de uma campanha publicitária e que a artista foi contratada como uma das intérpretes para o trabalho audiovisual. A empresa afirma que está em contato com os contratantes responsáveis pela criação e produção da campanha para mais esclarecimentos.
Já Duda Beat fez um post, mas o apagou em seguida. Nele, dizia que foi contratada pela Bauducco para atuar como intérprete ao lado de Juliette, e que tanto ela quanto sua equipe reconheceram similaridades entre Magia Amarela e o projeto AmarElo, mas entenderam que havia consentimento por parte dos autores – no caso, Felipe Vassão, um dos autores da música e do projeto AmarElo.
Diante dos desdobramentos, a Bauducco decidiu cancelar a campanha e diz que seguirá dialogando com os artistas envolvidos, “pelos quais manifesta total respeito e admiração”.
No comunicado, Bauducco e Galeria afirmam que Magia Amarela foi criada para fazer parte da campanha de mesmo nome do anunciante, com objetivo de celebrar o amarelo, icônico e característico da sua identidade visual, presente nas embalagens e comunicações da marca há mais de 30 anos, além de unir conceitos também historicamente propagados, como família, união, encantamento e comunhão.
Quanto à tipografia prevista para os materiais gráficos de divulgação, as empresas afirmam que seria a mesma já utilizada pela marca, tanto nas embalagens como em campanhas anteriores e posts nas redes sociais.
Ouça o single Magia Amarela:
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix