Satélite, Antfood e Punch: as melhores produtoras de áudio do País
Criativos e produtores das principais agências elegem as empresas de destaque em áudio publicitário
Satélite, Antfood e Punch: as melhores produtoras de áudio do País
BuscarSatélite, Antfood e Punch: as melhores produtoras de áudio do País
BuscarCriativos e produtores das principais agências elegem as empresas de destaque em áudio publicitário
20 de setembro de 2019 - 15h08
Por Alexandre Zaghi Lemos, Renato Rogenski e Salvador Strano
Satélite, Antfood e Punch são as melhores produtoras de áudios publicitários do mercado brasileiro, de acordo com levantamento realizado por Meio & Mensagem, que ouviu a opinião de diretores de criação e profissionais de produção das principais agências do País. Esta é a 3ª edição da pesquisa, realizada pela primeira vez em março de 2011, com segunda versão em setembro de 2016. De 26 a 30 de agosto, a reportagem ouviu 95 criativos que ocupam posições de presidentes, vice-presidentes ou diretores e líderes das áreas de produção e RTV — os nomes de todos estão nesta página, mais abaixo.
A partir de lembranças espontâneas, cada um pode apontar até cinco produtoras de áudios publicitários atuantes no Brasil. Eles enviaram suas listas por ordem de preferência, para que a reportagem pudesse dar peso maior aos primeiros e finalizasse os rankings por pontos, atribuindo 5 pontos para os indicados em primeiro lugar, 4 para os segundos, e assim sucessivamente. As indicações de cada profissional não serão divulgadas separadamente, apenas o consolidado de todos os votantes. Ao todo, os entrevistados mencionaram 57 produtoras de filmes, confira, a seguir as dez mais pontuadas.
1ª – Satélite (194 pontos)
Quando se conheceram na faculdade de música da Unicamp, no início da década de 1990, Kito Siqueira e Roberto Campos (foto) começaram a trocar entre si as primeiras referências artísticas. Nem imaginavam que 15 anos depois abririam um negócio juntos. Em 2005, a Satélite não apenas ganhou vida como, em poucos meses de atividades, conseguiu a façanha de desenvolver trabalhos globais para clientes como Motora e Mastercard. Inúmeras produções depois, sedimentou sua trajetória com o desenvolvimento do trabalho sonoro de campanhas como “Pôneis Malditos”, da Lew’Lara\TBWA para Nissan, “República Popular do Corinthians” e “Vício”, ambas da F/Nazca S&S para Nike, “100”, também da F/Nazca S&S para a Leica e “From love bingo”, da AlmapBBDO para Getty Images. Em 2019, o trabalho de maior projeção foi a edição de áudio e mixagem do clipe “Bluesman”, filme desenvolvido por AKQA, Coala.lab e Stink, e que conquistou o Grand Prix de Entertainment for Music do Cannes Lions.
2ª – Antfood (95 pontos)
A Antfood nasceu em Nova York, em 2008; quatro anos depois chegou a São Paulo e, em 2017, abriu filial em Amsterdã. Os sócios são três produtores musicais e diretores criativos, cada um alocado em um escritório, os brasileiros Lou Schmidt (SP) e Pedro Botsaris (Amsterdã), e o norte-americano Wilson Brown (NY). Nas três bases, são 30 funcionários, sendo 16 em São Paulo.
3ª – Punch (92 pontos)
Comandada por Cristiano Pinheiro, Lili Aragoni e Mariano Alvarez, a Punch Audio está no mercado desde 2011, atuando em São Paulo, onde mantém um time de 11 profissionais. Desde então, acumula mais de 130 prêmios em festivais internacionais, graças, especialmente, aos cases “Nosferatu” e “Endless Stories”, ambos da AlmapBBDO para Gety Images, incluindo o primeiro Ouro do Brasil em sound design, no Festival de Cannes.
4ª – Quiet City (91 pontos)
A Quiet City Music + Soud é uma sociedade entre os brasileiros Christiano Jordão (diretor de criação) e Xanna D’Aguiar (produtora executiva) e o norte-americano Darren Solomon, baixista e pianista, que fez parte da banda de Ray Charles. O negócio surgiu em São Paulo, em 2010, como Big Foote Brasil, e adotou o nome e a composição acionária atual em 2017, quando abriu sua base em Nova York.
5ª – Loud (89 pontos)
Há 14 anos no mercado, a Loud é comandada por dois maestros, Janecy Nascimento e Felipe Vassão, e pela produtora Maia Feres. Juntos, atuam com um time de 26 pessoas alocadas em São Paulo. Um dos projetos recentes de maior repercussão foi a produção de som do “Filme infinito”, da Wieden + Kennedy para Old Space, da P&G — três Leões de Film em Cannes e Grand Prix da área no Wave 2019.
6ª – Jamute (63 pontos)
Completando 23 anos de mercado neste mês, a Jamute nasceu em Curitiba, abriu sua filial em São Paulo em 2012 e desembarcou em Miami, nos Estados Unidos, em março deste ano. Comandada por James Pinto, possui 20 funcionários nos três escritórios. Em junho, no Festival de Cannes, somou 10 Leões com as campanhas “Anúncio grelhado”, da David para Burger King, e “Discover The Air”, da Laundry Service (NY) para Nike.
7ª – Cabaret (61 pontos)
A Cabaret Studio acaba de comemorar dez anos. Em São Paulo, os sócios Cayto Trivellato, Ingrid Lopes e Guilherme Azem comandam a equipe de 16 funcionários, responsável pela produção de áudio de campanhas como “Doritos Rainbow”, para Pepsico; “Cegonha”, para Tiguan, da Volkswagen; e “Príncipe encantado”, para Malbec Black, de O Boticário — todas criadas pela AlmapBBDO.
8ª – Sonido (58 pontos)
Há 17 anos no mercado, a Sonido foi fundada no Rio de Janeiro por Lucas Duque, sócio da operação ao lado de Alessandra Ferreira, João Miguel, Bernardo Massot e Manuela Thomas. Em 2009, abriu escritório em São Paulo e iniciou sua expansão internacional há cinco anos: primeiro em Miami e, há pouco mais de um ano, em Lisboa. No total, a equipe tem 15 funcionários.
9ª – Evil Twin (56 pontos)
Com pouco mais de dois anos de mercado, a Evil Twin Music tem como sócios André Faria, Murilo Faria e Juliana Tangary, que comandam a equipe de oito pessoas, em São Paulo. Entre os trabalhos recentes estão a campanha “O Mundo de Chocolate”, da W+K e Vetor Zero/Lobo para Lacta, ganhadora de Ouro em Film Craft, em Cannes; e “Vai na Brasileiragem”, da W+K e Iconoclast para Nike.
10ª – Hefty (52 pontos)
Edu Luke lançou a Hefty em São Paulo em 2015. Com 16 funcionários, a produtora conta com representantes comerciais em Londres, Los Angeles e Vancouver — e, em breve, em Tóquio. A Hefty já participou de dois cases vencedores de Grand Prix no Festival de Cannes: “Air Max Graffiti Stores”, da AKQA para Nike (GP de Media, em 2019); e “Unfairy Tales”, da 180LA para Unicef (Grand Prix for Good, em 2016).
Confira quem foram os eleitores responsáveis pela escolha dos melhores da área de produção e suas respectivas agências no momento do voto (de 26 a 30 de agosto de 2019)
Criativos: Adriano Alarcon (Fbiz), Álvaro Rodrigues (Fullpack), Alvin Shiguefuzi (Wunderman), André Marques (WMcCann), André Pallú (FCB), Bruno Abner (McCann Health), Claudio Lima (Cheil), Dedé Eyer (NBS), Edu Lima (W+K), Eduardo Camargo (Mutato), Fabiano Ribeiro (Propeg), Fábio Mello (Jotacom), Felipe Luchi (Lew’Lara\TBWA), Felipe Simi (Soko), Félix Del Valle (Ogilvy), Fernando Piccinini (Rino.com), Filipe Cuvero (Dentsu), Fred Siqueira (Ampfy), Guga Dias da Costa (Tech and Soul), Gustavo Bastos (Onzevinteum), Gustavo Victorino (Publicis), Hugo Barros (EscalaCity), Humberto Cunha (Santa Clara), Leonardo Corvo (Multi Solution), Luis Constantino (Oliver), Marcelo Prista (Z515), Marcio Juniot (SunsetDDB), Marcos Medeiros (CP+B), Mauro Arruda ( FCB Health), Mauro Ramalho (Cubocc), Natalia Mamede (Today), Omar Caldas (We), Paulinho Duarte (VML), Paulo Sanna (Mestiça), Pedro Padro (F/Nazca S&S), Pernil (AlmapBBDO), Rafael Donato (David), Rafael Freire (R/GA), Rafael Pitanguy (Y&R), Renata Leão (J. Walter Thompson), Renato Jardim (Talent Marcel), Renato Simões (W+K), Renato Zandoná (AKQA), Rodolfo Sampaio (Moma), Rodrigo Tortima (Grey), Romolo Megda (BETC/Havas), Rynaldo Gondim (Heads), Sergio Mugnaini (DPZ&T), Sophie Schonburg (Africa), Vico Benevides (GTB), Wilson Mateos (Leo Burnett Tailor Made) e Zico Farina (Artplan).
Produtores / RTVs: Ana Casagrande (CP+B), Ana Ferraz (BETC/Havas), Ana Ourique (Artplan), Andrea Metzker (NBS), Andressa Zanni (Mestiça), Ângela Felicio (We), Anna Böhm (Nova/sb), Caroline Bonani (R/GA), Charles Nobili (FCB), Daniel Cecconello (Mutato), Daniela Andrade (Tech and Soul), Ducha Lopes (DPZ&T), Fabiano Beraldo (David e Ogilvy), Fabiano Proença (Heads), Felipe Belinky (Cubocc), Fernanda Moura (Leo Burnett Tailor Made), Franz Ustariz (Jotacom), Gabriella Garoti (REF+), Izabel Soares (Grey), Juliana D’Antino (Dentsu Aegis Network), Juliana Leonelli (Propeg), Kika Tancredo de Assis (VML), Larissa Kubo (Soko), Leo Alves (Tribal Worldwide), Luiza Pagliarini (Ampfy), Maisa Delgado (J. Walter Thompson), Maria Hermínia Weinstock (Talent Marcel), Marina Fridman (GTB), Michel Gubeissi (Wunderman), Nicole Godoy (Y&R), Patrícia Benetti (SunsetDDB), Patricia Gaglioni (TBWA\Brasil), Paula Santana (AKQA), Regiani Petti (W+K), Renata Sayão (Publicis), Rodolpho Donato (MullenLowe), Rodrigo Ferrari (Africa), Rodrigo Moreira (EscalaCity), Sandra Freitas (Z515), Tato Bono (WMcCann), Vera Jacinto (AlmapBBDO), Victor Alloza (F/Nazca S&S) e Viviane Guedes (Fbiz).
Imagem de topo:Jakob Owens/ Unsplash
Compartilhe
Veja também
WPP fortalece parceria com a Universal Music Group
Por meio da união, clientes globais da holding terão acesso a soluções de música e entretenimento, desenvolvidas com base em dados
Pesquisa coloca em xeque antagonismo entre awareness e performance
Estudo realizado pela Suno United Creators a pedido do SoftBank aponta que campanhas de performance têm potencial para construir marca