Comunicação

VML Brasil lança Elas, plataforma para acelerar inclusão feminina na indústria

Capitaneada pela CEO da agência, Karina Ribeiro, programa terá múltiplas iniciativas e estreia com programa voltado à criação

i 9 de junho de 2025 - 8h41

Atualizada às 09h05

Karina Ribeiro, CEO da VML, ao lado de Georgia Luchini e Bruna Marques, dupla de criação idealizadora da iniciativa Elas por Elas, voltada a aumentar presença de mulheres na área criativa das agências (Crédito: Divulgação)

A VML apresenta, nesta segunda-feira, 9, a plataforma Elas, dedicada a fomentar a representatividade feminina no marketing e na comunicação em diversas instâncias, a começar pela criação.

O primeiro de dois projetos que terão início neste ano é o Elas por Elas. Idealizado pela redatora Georgia Luchini e pela diretora de arte Bruna Marques, o objetivo da iniciativa é não apenas aumentar a presença de mulheres na criação das agências, como formar duplas que estejam em início de carreira. Estudantes de comunicação que estão cursando até o sexto período ou matriculadas em cursos profissionalizantes estão aptas a participar.

As inscrições estão abertas e vão até 14 de julho. Então, as participantes aprovadas passarão por um processo seletivo. No início de agosto, acontecerá um evento inspirado no formato de “speed dating”, com a participação de profissionais da VML, em que as 24 selecionadas terão a oportunidade de se conhecer e formar duplas criativas. Uma dessas duplas será eleita para um estágio de até dois anos na área de criação da agência.

“A ideia começou com a Georgia e a Bruna e deu origem a uma plataforma, porque tem uma responsabilidade minha, como mulher, que vai além do negócio, de fazer a diferença. Essa é uma iniciativa perene e a primeira é essa, porque a diferença entre homens e mulheres na criação ainda é gritante”, afirma Karina Ribeiro, CEO da VML.

Ela explica, também, que a ideia por trás do Elas por Elas é, além de quebrar o gap de gênero na criação, ajudar o mercado a contratar duplas já formadas por mulheres. Poder estar com uma dupla feminina desde o começo é algo que tem a capacidade de elevar o trabalho e a confiança das profissionais, comenta a executiva.

O segundo projeto, previsto para o segundo semestre, é o Elas Lideram, dedicado a promover networking, conhecimento e mentoria para mulheres em cargos de liderança que reunirá executivas do Grupo VML — Corebiz, Enext, Marketdata, Mutato e PMWeb –, de anunciantes atendidos pela companhia e de qualquer outra empresa do mercado que desejem participar.

“Temos muitos clientes em que a liderança do marketing é feminina. Resolvemos fazer um grupo com nossas lideranças das seis agências para trocar experiências, pois é um lugar que pode ser muito solitário”, explica a CEO.

As inscrições e o cronograma dos primeiros encontros serão divulgados em breve. Mais adiante, estão previstos encontros focados nas áreas de planejamento, atendimento e negócios e mídia.