Volkswagen inicia concorrência global
Grupo deve criar setores continentais de holdings. Movimentação provavelmente não atingirá conta global de mídia, atualmente sob comando do Omnicom
Grupo deve criar setores continentais de holdings. Movimentação provavelmente não atingirá conta global de mídia, atualmente sob comando do Omnicom
*Por E. J. Schultz, do Ad Age
O Grupo Volkswagen lançou uma concorrência global para eleger novas agências de criação. A decisão se dá em meio ao esforço dos executivos da montadora de centralizar o controle de marketing da companhia e melhorar a imagem da VW após escândalo de emissões de gás de efeito estufa, em 2015.
A concorrência, que deve acontecer no âmbito das holdings, pode ameaçar o Interpublic Group, que mantém a conta da marca nos EUA. O IPG provavelmente disputará com o Omnicom, que detém o atendimento ao anunciante em mercados da Europa, com o selo DDB, e em mercados globais como o Brasil, sob a BBDO.
Sengpiehl: “No passado, gastamos demais em mídia paga, agora queremos mudar isso”
A publicação alemã Horizont publicou, nesta terça-feira, 17, que o CMO da VW, Jochen Sengpiehl, destacou, durante coletiva de imprensa em Berlim, que o ideal seria ter um modelo de agência mais centralizado e organizado por setores regionais.
Sengpiehl pretende consolidar a conta em grandes setores regionais, cobrindo Europa, China, América do Norte, América do Sul e o resto do mundo, publicou a Horizont. A conta global de mídia do grupo, que está com o Omnicom Group desde 2016, não deve entrar no bolo de concorrências.
Apesar disso, Sengpiehl está focando em quanto a VW está gastando em marketing, na expectativa de ganhar eficiência no processo. “No passado, gastamos demais em mídia paga, agora queremos mudar isso”, afirmou.
O Grupo Volkswagen, que inclui as marcas VW, Audi, Skoda e Porsche, é o sexto maior anunciante mundial. Em 2016, investiu US$6,74 bilhões, segundo o Datacenter do Ad Age. A marca Volkswagen é um player menor nos EUA do que é em alguns mercados globais; ainda assim, a montadora colocou US$421,6 milhões em pagamentos de mídia no país.
O relacionamento da DDB com a VW existe há décadas. Nos EUA, sua antecessora, Doyle Dane Bernbach, conquistou a conta em 1959, e seu escritório em Nova York realizou trabalhos premiados, com projetos importantes para a marca. Nos anos 1990, entretanto, a Volks passa a recorrer a outras agências nos EUA. O Omnicom deve realizar um projeto agressivo para conquistar o mercado norte-americano neste momento de concorrência.
Sengpiehl tem supervisionado o marketing da Volkswagen desde a metade de 2017, após ter atuado na Hyundai Europa. Ele já havia liderado o marketing da montadora alemã de 2006 a 2009.
*Tradução: Salvador Strano
Compartilhe
Veja também
Fabricante do Ozempic, Novo Nordisk faz campanha sobre obesidade
Farmacêutica escolhe a iD\TBWA para ação que envolve peças de out-of-home, mídias digitais e mensagens na TV paga
Papel & Caneta lista os 30 agentes de mudança do mercado em 2024
O coletivo também divulga 25 iniciativas, três a mais que a última edição, que transformaram a indústria da comunicação em 2024