Morre José Roberto Whitaker Penteado, ex-presidente da ESPM
Jornalista e escritor, ele atuou em veículos de comunicação, agências e anunciantes

José Roberto Whitaker Penteado começou na ESPM em 1968 e presidiu a escola de 2011 a 2018
Ex-presidente da ESPM, o jornalista e escritor José Roberto Whitaker Penteado morreu nesta terça-feira, 28, no Rio de Janeiro, aos 84 anos, vítima de pneumonia.
Doutor em Comunicação e Cultura, Mestrado em Ciências Políticas e graduado em Economia e Pedagogia, ele presidiu a instituição de ensino de 2011 e 2018, atuou também na direção da unidade da ESPM no Rio de Janeiro e na implantação do curso de graduação em jornalismo. Em 2022, recebeu o título de professor emérito da escola, onde começou a trabalhar em 1968.
Autor de diversos livros sobre marketing e publicidade, Whitaker Penteado foi colunista no jornal O Globo, trabalhou na Editora Abril e atuou em agências de publicidade, como MPM, Almap e JWT, e em anunciantes, como L’Oréal, IBM, Refinações de Milho Brasil (atual Unilever) e Nestlé.
Entre os projetos de marketing no qual se envolveu estão os lançamentos da maionese Hellmann’s no Brasil e da revista Veja. Sua atuação multifacetada se comprova, ainda, na criação e apresentação de um programa sobre música clássica na Rácio MEC e em livros como Os Filhos de Lobato, no qual analisa a influência dos personagens infantis de Monteiro Lobato na formação das crianças brasileiras.