Youtubers e gamers: o sucesso dos canais de jogos

A relação do gamer com o Youtube sempre foi muito próxima, desde a criação da mídia social.

i 22 de setembro de 2016 - 11h17

Por João Mendes

A relação do gamer com o Youtube sempre foi muito próxima, desde a criação da mídia social. Foi no Youtube que os gamers encontraram um espaço para discutir, explorar, perguntar, compartilhar e entreter a si mesmos e àqueles que se interessam por esse universo, jogadores ou não.Os canais de Youtubers gamers não tardaram a se tornarem os maiores e mais populares em todo o mundo. Eles até substituíram o papel de antigos “detonados”, e mesmo de alguns fóruns. A própria existência desses canais alimenta a indústria de jogos, tanto no aumento de divulgação, quanto na própria monetização dessa exposição via videolog.

O que era a dor de cabeça dos pais dos anos 1990, filhos que ficavam muito na frente da TV jogando videogames o dia todo, hoje é a profissão de muitos desses adolescentes e crianças, hoje adultos. Há canais para todos os tipos de gostos, desde gameplays até análises detalhadas de enredo, cenários, mitologia por trás de um jogo. O que antes era visto como um “vício”, ou uma diversão de quem “desperdiça seu tempo”, acabou tendo um verdadeiro revés dos fatos e se tornando sinônimo de sucesso financeiro.

A profissionalização do Youtuber gamer ocorre de diversas maneiras. Alguns são patrocinados por lojas, distribuidoras, e até desenvolvedoras, já outros possuem uma loja própria em um e-commerce anexo. Muitos ganham apenas com publicidade e se relacionam com o público de outra maneira. Há infinitas formas de se realizar um gameplay, desde uma jogada séria até uma partida onde não haja propósito algum a não ser fazer besteiras e rir do ocorrido. A monetização se adequa ao estilo do gamer.

A receita é simples, é só mesclar a boa e velha diversão de jogar, com uma forma de entretenimento que já está ligada ao modo como os jogadores se utilizam de seus jogos. Em 2015, os Youtubers mais rentáveis eram liderados por um desses “gamers”, de acordo com a revista Forbers. É o famoso sueco Felix Arvid Ulf, o PieDiePiew, com seus mais de 47 milhões de inscritos, e sua renda de 10,5 milhões em 2015, apenas com seu canal.

No Brasil, os cinco maiores canais são o RezendeEvil, especialista em vídeos de Minecraft, que hoje é o maior brasileiro no ramo, com 6 milhões de inscritos; o VenomExtreme, também jogador de Minecraft e com 5 milhões de inscritos; o TazerCraft, uma dupla formada por Pac e Mike com seus 4 milhões de inscritos; o Authentic Games, canal do Marco Túlio, que possui hoje 4 milhões de inscritos com vídeos diários; e o BRKsEdu, canal do Edu, que já não mora mais no Brasil, mas foi um dos primeiros a fazer sucesso com gameplays.

Isso para citar apenas os Youtubers que só se focam em games, já que há muitos outros canais, como o Jovem Nerd, que tem vídeos de jogos, embora não como foco único de seu conteúdo. O fato é que essa é uma tendência do mercado. Já é impossível ignorar que essa é uma profissão da atualidade, e de extrema importância para a própria indústria dos jogos.

Os gamers conquistaram um espaço enorme no Youtube, e com certeza eles carregam consigo um peso muito grande da divulgação e ampliação que a indústria de games tem conquistado nos últimos anos.

Com certeza ser Youtuber gamer é uma profissão do presente, não do futuro, e seu sucesso se dá justamente porque a indústria dos games cresce em paralelo com essa profissão. Há uma retroalimentação e o crescimento do patamar de entretenimento está envolvido em ambas. Isso só mostra como videogame é algo de potencial cada vez maior no mercado. Estamos na era do entretenimento que se torna profissão. Não há mais como negar.

João Mendes é Diretor de Operações da UZ Games