Terra estrutura área de insights para varejo
Terra AdVance Talks, desenvolvido pelo Terra Insights e Vivo Ads, apresentou o estudo “Temporada de oportunidades: O poder dos dados no varejo”

Julio Tortorello, da Terra & Vivo Ads, Lilian Dakessian, da Amazon e Leonardo Takai, da Suno United Creators, apresentam insights (Crédito: Divulgação)
O Terra lançou na semana passada, o Terra AdVance Talks, evento desenvolvido pela sua área dedicada a pesquisas, o Terra Insights e Vivo Ads, que visa trazer dados exclusivos da plataforma e abrir conversas com líderes que estão na linha de frente das transformações da indústria.
A estreia aconteceu com a apresentação dos dados do estudo “Temporada de oportunidades: O poder dos dados no varejo”, que aproveitou o segundo semestre, marcado por diversas datas temáticas como Amazon Prime Day, Black Friday e Natal e contou com a participação de Julio Tortorello, head de negócios Terra & Vivo Ads, Lilian Dakessian, diretora de marca e comunicação da Amazon e Leonardo Takai, diretor geral de Mídia Suno United Creators.
A primeira edição focou em observar os hábitos de consumo mobile e e-commerce no país por meio de dados coletados via questionário que foram cruzados com informações de performance do inventário proprietário da empresa e de fontes parceiras.
Já na análise, o olhar foi voltado para o comportamento por geração, por gênero, momento do dia e tipo de dispositivo, segmentação que permitiu traçar um panorama atualizado do consumidor digital brasileiro e identificar os gatilhos reais que levam à decisão de compra.
“O varejo precisa parar de apostar em ‘campanhas genéricas’. As marcas que entenderem essas nuances vão sair na frente. E o nosso papel com o AdVance Talks é justamente trazer essas conversas para a mesa, com dados, com profundidade e com visão prática”, diz Claudia Demase, diretora do Terra&Vivo Ads.
Alguns insights
Alguns dos insights apresentados pela plataforma durante o evento foram referentes ao uso e compras via celular. Segundo apurado, 21% das pessoas usam o celular por mais de 6 horas no dia.
Esse comportamento também se reflete nas compras, tendo em vista que 47,58% das mulheres costumam fazer compras através do aparelho, enquanto 40,28% dos homens realizam esse tipo de atividade. O ticket médio para eles é de R$ 323,68, enquanto para elas é de R$ 283,63.
Além disso, para mais de 75% dos respondentes, existe a pretensão de realizar uma compra em alguma data sazonal, como por exemplo a Black Friday, que tem um desejo de adesão de 60% dos consumidores, que esperam a ocasião para comprar itens de baixo custo, e Natal que tem um ticket médio de até R$ 300 para mais de 60% do público.