Mídia

Publicidade global movimentará US$ 1,36 trilhão em 2027

Projeção da Warc aponta que setor deve crescer 7,4% em 2025, na comparação com o ano anterior

i 26 de setembro de 2025 - 11h10

publicidade global

(Crédito: Shutterstock

Os investimentos globais em publicidade devem alcançar o montante de US$ 1,17 trilhão, configurando um aumento de 7,4% em comparação com os valores movimentados em 2024.

Os dados fazem parte do novo relatório divulgado pela Warc, empresa que faz parte do grupo controlador do Cannes Lions, e indicam uma ampliação de 1,2 ponto percentual na projeção feita em junho, sinalizando otimismo em relação ao segundo semestre do ano.

As projeções feitas pela Warc são baseadas em dados coletados de 100 mercados, em todo o mundo, cruzados com uma rede neural de dados proprietária.

Concentração das 3 gigantes

Os dados apresentados pela Warc também apontam uma grande concentração de investimentos em publicidade nos meios digitais, sobretudo em três gigantes do setor.

De acordo com o relatório, nove em cada dez dólares que são investidos no mercado publicitário mundial vão para plataformas exclusivamente digitais.

Além disso, de todos os investimentos feitos em publicidade no mundo (com exceção da China), 55,8% são direcionados para Alphabet, Amazon e Meta.

Essa concentração deve ficar ainda maior, alcançando 60% em 2030, segundo projeções do estudo.

Entre os investimentos direcionados ao meio digital, como um todo, 40,6% é destinada às redes sociais. Já as buscas relacionadas ao varejo atraem 22,2% dos investimentos, enquanto a mídia de varejo responde por 21,5% do total investido.

Em 2025, os investimentos feitos nas mídias sociais devem subir 14,9%, alcançando o montante de US$ 306,4 bilhões. Esse valor irá representar 26,2% de todo o investimento global em publicidade no mundo.

Já em 2027, a publicidade em mídias sociais deverá concentrar 28,5% de todo o investimento global no mercado publicitário.

Ainda sobre o futuro, a projeção é de que o mercado publicitário global alcance a marca de faturamento de US$ 1,27 trilhão em 2026 e de US$ 1,36 trilhão em 2027.

Essa quantia representará o dobro do que o mercado publicitário global alcançava em 2020, antes do início da pandemia.