Cannes: Serpa receberá Leão de São Marcos

Buscar

Comunicação

Publicidade

Cannes: Serpa receberá Leão de São Marcos

Publicitário brasileiro é o homenageado do ano em prêmio que reconhece os profissionais com contribuições criativas que construíram a história da indústria da comunicação


11 de fevereiro de 2016 - 9h14

O Cannes Lions Festival Internacional de Criatividade anunciou nesta quinta-feira 11 que Marcello Serpa será o homenageado do ano com o Leão de São Marcos. O prêmio reconhece profissionais da publicidade por suas contribuições criativas históricas com a indústria da comunicação.

"As realizações do Marcello são conhecidas em todo o mundo, mas, talvez mais notavelmente, foi responsável por levar para casa o primeiro Grand Prix da América Latina, em 1993”, afirmou Philip Thomas, CEO do Cannes Lions, citando o prêmio conquistado com campanha para Guaraná Antarctica.

Serpa, que receberá o Leão de São Marcos na cerimônia de premiação, em 25 de junho, tem longa relação com o Festival. Sob sua liderança, a AlmapBBDO conquistou por três vezes o título de Agência do Ano. Ao todo, ganhou mais de 160 Leões como diretor de arte e criação, segundo informações do evento – incluindo outro GP, em Press, com uma série de anúncios para a revista Billboard, em 2010. Serpa também já participou de quatro júris do Festival, duas vezes como presidente.

"Minha vida e carreira seriam completamente diferentes, e provavelmente um pouco chatas, se Cannes Lions não existisse. Essas pequenas escadas para o palco estão ligadas a mim e eu sempre assisti com inveja e admiração algumas lendas da criatividade ficarem no topo delas”, disse Serpa, em comunicado oficial. “Sinto-me honrado e extremamente feliz por ser reconhecido como um stand-out dentro da indústria. Este prêmio é como receber uma injeção de adrenalina diretamente no ego de qualquer pessoa." Em agosto de 2015, Serpa, junto com seu sócio, JOsé Luiz Madeira, deixaram a Almap BBDO depois de 22 anos.

O Leão de São Marcos foi oferecido em Cannes pela primeira vez em 2011, para reconhecer a contribuição contínua de excelência na criatividade em comunicação. No ano inicial, o agraciado foi o fundador da BBH, John Hegarty.

Dan Wieden (fundador da Wieden + Kennedy), Lee Clow (chairman da TBWA\Media Arts Lab), Joe Pytka (director de cena) e Bob Greenberg (fundador da RG/A) foram os homenageados nos anos seguintes – uma lista restrita da qual agora Serpa também fará parte. 

Além do Festival Internacional de Criatividade de Cannes, outra grande premiação mundial de publicidade já havia homenageado Marcello Serpa pela sua contribuição à propaganda. Em 2008, ele foi o primeiro brasileiro a receber o Live Archiement Award, concedido pelo Clio Awards. Em 2014, Washington Olivetto também recebeu o trofeu.

Leia também:

– Serpa: "A saída é nossa última egotrip"

 

 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”