Cannes se previne contra terrorismo

Buscar
Publicidade

Comunicação

Cannes se previne contra terrorismo

Prefeitura e organização dos festivais de cinema e de publicidade simularam um atentado para testar a estrutura de segurança


28 de abril de 2016 - 9h49

A cidade de Cannes, que mais uma vez receberá o maior festival de criatividade do mundo, foi alvo de ataques terroristas na semana passada. Centenas de policiais e civis correram pelas escadas do Palais des Festivals e em seus arredores para fugir de bombas e tentar capturar os supostos autores. A ameaçadora cena, no entanto, não passou de uma simulação, promovida pela prefeitura da cidade e pela organização dos festivais para garantir a segurança dos visitantes e participantes do Cannes Lions e do Festival de Cinema.

Cannes-Terrorismo

Polícia e bombeiros da cidade simularam um atentado no Palais des Festivals, que recebe os maiores eventos de Cannes (Crédito: Reprodução)

Em virtude dos recentes ataques terroristas que aconteceram na França – o tiroteio no jornal Charlie Hebdo, em janeiro do ano passado, e os diversos ataques na cidade de Paris, em novembro de 2015 – Cannes decidiu reforçar a segurança de seus principais eventos. Pela primeira vez, a cidade realizou uma simulação de atentado, com a participação de mais de 200 pessoas (entre policiais, bombeiros, médicos e atores). A ideia, de acordo com o Advertising Age, é reforçar a segurança, primeiramente, para o Festival de Cinema, que acontece em maio e também testar a infraestrutura para o encontro da indústria da comunicação.

O CEO do Cannes Lions, Philip Thomas, comentou a ação. “Esta é a primeira vez que a prefeitura de Cannes realiza um trabalho como este. Mas há um diálogo continuo entre nós, a prefeitura e a cidade para garantir um ambiente seguro para o festival a cada ano. Quando a ameaça terrorista aumentou em toda a Europa no ano passado, a cidade começou a rever as medidas de segurança para todos os eventos de grande porte que recebe, incluindo o Cannes Lions”, disse o CEO. Segundo ele, membros da organização do Festival acompanharam a simulação do ataque, mas não participaram diretamente da ação. No ano passado, 15 mil delegados estiverem presentes no Cannes Lions e, para 2016, a organização espera uma participação semelhante.

De acordo com um morador da cidade ouvido pelo Advertising Age, a maior preocupação da prefeitura de Cannes com a segurança é visível. Segundo o entrevistado, a presença do exército nas ruas tornou-se constante, bem como a fiscalização dos documentos e identidade dos moradores e visitantes da região.
Mesmo com o reforço da segurança, Philip Thomas não recomenda nenhuma cautela ou precaução especial aos delegados que participarão do Cannes Lions neste ano. “Não há nenhum aumento específico da ameaça de ataques para a cidade ou para o festival. Portanto, nenhuma medida adicional de segurança é necessária por parte dos delegados”, frisou.

Com informações do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia