Agências promocionais miram o mundo

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Agências promocionais miram o mundo

Apesar de ainda não representar um faturamento significativo, jobs no exterior vem ganhando destaque nas empresas nacionais


11 de maio de 2016 - 14h53

Como em qualquer agência promocional, o desenvolvimento das estratégias da Ponto de Criação segue um processo. Primeiro, a agência e o cliente se reúnem para definir os objetivos da ação para que a equipe mergulhe em um amplo trabalho de pesquisa a fim de compreender o público-alvo e detectar as melhores formas de se comunicar com ele. A partir daí, são criadas as ações, peças, estandes ou qualquer outro tipo de material de ponto de venda. Em alguns casos, entretanto, há um diferencial nesse momento do processo. Muitos desses materiais são traduzidos para mandarim, árabe, espanhol e vários outros idiomas.

Sadia-LekTrek-China

Ponto de Criação lançou a categoria de frango da Sadia no mercado chinês (Crédito: Divulgação)

A demanda por trabalhos internacionais indica uma tendência que, embora não represente volume de faturamento significativo para o todo do mercado, vem ganhando força no setor de promoções e eventos, e ajudando muitas empresas brasileiras a enfrentar o período de crise econômica no mercado interno. Há até quem acredite que a onda atual possa evoluir na mesma direção de qualificação que levou a publicidade brasileira a conquistar boa reputação global.

“A partir do momento em que se cria uma metodologia única para a criação de estratégias promocionais e ativações, o globo terrestre vira um bairro. A concepção de que temos plenas condições de trabalhar globalmente altera totalmente o paradigma do setor no Brasil”, acredita Marcelo Heidrich, fundador e CEO da Ponto de Criação. A expertise em trabalhos internacionais foi construída e solidificada durante os oito anos em que a agência fez parte da estrutura do Grupo Omnicom. Pelo contato com os demais escritórios do grupo no mundo, a agência foi adquirindo experiência na criação de estratégias para marcas fora das fronteiras nacionais. Ao deixar o Omnicom para seguir sua atuação de forma independente, em 2014, a Ponto de Criação já havia acumulado experiências no desenvolvimento de ações promocionais para a marca Sadia, da BRF, na China e em Dubai, por exemplo, além de ter realizado ativações e eventos para a Mercedes-Benz em toda a América Latina.

Atualmente, cerca de 35% do faturamento da Ponto de Criação já é proveniente dos trabalhos do exterior. “Contamos com empresas que operacionalizam nossa inteligência e levam as peças e ativações aos pontos de venda, da maneira que planejamos”, comenta.

Rede de apoio

Bullet- Ford- Monaco

Entre os jobs internacionais da Bullet estão uma ação promocional para a Ford, em Mônaco (Crédito: Divulgação)

Contar com uma rede de empresas parceiras para tornar viável a execução dos trabalhos no exterior também é a estratégia da Bullet. A atuação internacional da agência acontece em três frentes: quando marcas estrangeiras procuram os serviços para realizar ações em outros mercados ou quando esses anunciantes internacionais desejam fazem ativações no Brasil. O terceiro caso — que costuma ser o mais comum para a empresa — é quando anunciantes nacionais ou empresas multinacionais a contratam para ativações fora do País. “O Brasil tem algumas deficiências tecnológicas em relação a países mais desenvolvidos que acabam nos obrigando a ser muito criativos na execução de ações off-line. Isso torna as agências promocionais brasileiras muito capacitadas para a elaboração de eventos, ativações e promoções perante o mercado internacional”, frisa o CEO Fernando Figueiredo.

Recentemente, a Bullet foi incumbida de realizar ativações para a P&G em toda a América Latina, o que envolve a criação da estratégia, a regionalização das mensagens de acordo com cada país e a padronização da comunicação da marca. “É um trabalho superdesafiador e não há como realizá-lo sem parcerias estratégicas. Atuamos como um hub, plugada a outras agências da América Latina que têm a missão de executar as ações que planejamos”, conta Fernando.

A íntegra desta reportagem está publicada na edição 1709, de 09 de Maio, exclusivamente para assinantes do Meio & Mensagem, disponível nas versões impressa e para tablets iOS e Android.

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