Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon

Buscar

Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon

Buscar
Publicidade

Comunicação

Marcas de chocolate são denunciadas ao Procon

Idec aponta nove empresas por direcionarem publicidade a crianças


22 de novembro de 2016 - 8h00

Nove marcas de chocolates foram denunciadas ao Procon pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) e o projeto Criança e Consumo, do Instituto Alana, por direcionarem publicidade a crianças. Arcor, Brasil Cacau e Kopenhagen (Grupo CRM), Cacau Show, Ferrero, Garoto, Lacta (Mondelez), Nestlé e TopCau foram notificadas após as duas entidades receberem reclamações de todo o Brasil.

O Idec constatou que todas as empresas representadas desenvolveram estratégias de comunicação mercadológica com “diversos elementos atraentes ao público infantil, como venda casada de brinquedos junto com o produto e embalagens coloridas para chamar a atenção das crianças.”

Outras estratégias observadas foram o uso de personagens conhecidas do universo infantil, realização de ações dirigidas às crianças nos pontos de vendas e distribuição de produtos. “A repercussão das publicidades de Páscoa frente ao público infantil pode ser percebida nos diversos vídeos produzidos por crianças blogueiras, vlogers ou youtubers mirins, nos quais descrevem e avaliam a variedade de ovos de chocolate”, diz a nota do Idec.

Procurada, a Arcor Brasil informou que ainda não foi notificada pelo Procon. Nestlé e Garoto afirmaram que não foram notificadas, mas que respeitam a legislação em vigor em relação ao código de autorregulamentação publicitária. A Mondelez, dona da Lacta, afirmou que “as comunicações de Lacta para a Páscoa 2016, assim como as demais campanhas das marcas que integram o portfólio da companhia no País, estão em total acordo com as leis nacionais vigentes que regulamentam o setor.” A Cacau Show também informou que respeita a legislação vigente no País, bem como o código de autorregulamentação publicitária.

As outras empresas não comentaram.

 

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia