Comunicação

Após denúncias, Visa rompe com Morgan Freeman

Ator fazia locução de uma campanha da marca feita com uma empresa de transportes do Canadá

i 25 de maio de 2018 - 12h42

Ator Morgan Freeman em cena do documentário “A História de Deus” (Reprodução/Ad Age)

Os anunciantes estão começando a se distanciar de Morgan Freeman após as acusações de assédio recebidas pelo ator, divulgadas nessa quinta-feira, 24, pela CNN. No mesmo dia em que mulheres tornaram públicos relatos de comportamentos inadequados de Freeman, a Visa declarou que irá suspender as campanhas e ações feitas com o ator em conjunto com a TransLink, empresa de transportes do Canadá.

“Estamos cientes das alegações feitas contra o Sr. Freeman e, a partir deste momento, a Visa suspenderá todas nossas ações de marketing feitas com o ator”, declarou uma porta-voz da companhia. Os anúncios de Freeman para a TransLink foram feitos com a proposta de anunciar um novo sistema de pagamento, oferecido pela Visa.

“À luz das informações a que tivemos acesso nessa manhã, sobre as alegações contra o ator Morgan Freeman, a TransLink decidiu interromper os anúncios que usavam sua voz como parte de uma campanha da Visa com nosso sistema de transportes”, disse a TransLink, em comunicado, ressaltando que discutiria o assunto em breve junto à Visa.

Na manhã dessa quinta-feira, 24, a CNN publicou uma reportagem sobre mulheres que denunciaram diversos comportamentos inapropriados do ator, incluindo comentários de cunho sexual sobre mulheres com quem trabalhou, que tornaram tóxico o ambiente da Revelations Entertainment, empresa da qual o ator é sócio, junto com Lori McCreary.

Além do rosto, Freeman também ganhou fama pelo tom de sua voz, frequentemente utilizada em narrações de comerciais, como o da Visa, e até mesmo para documentários, como o premiado “A Marcha dos Pinguins” e “A História de Deus”, da National Geographic. Nesse ano, o ator emprestou sua voz para um filme da Mtn. Dew, exibido no SuperBowl. Freeman também narra um comercial da Visa para a Copa do Mundo, estrelado pelo jogador Zlatan Ibrahimovic. Veja:

https://www.youtube.com/watch?v=gFNoQtXxoeo

O nome de Freeman é mais um a ser alvo de denúncias que, desde o ano passado têm abalado a industria de entretenimento de Holywood e deu origem a movimentos como o “Time’s Up” e “#MeToo”.

Com informações do Advertising Age