Baixinho da Kaiser muda para o vinho

Buscar
Publicidade

Comunicação

Baixinho da Kaiser muda para o vinho

Protagonista da nova campanha da Wine, ator José Valien Royo compartilha seus aprendizados sobre a publicidade


2 de agosto de 2019 - 6h25

José Valien Royo: “Acredito, sim, que novos personagens possam surgir. As nossas agências têm criatividade para novas ideias” (Crédito: Divulgação)

Figura carimbada na cultura popular brasileira sob o pseudônimo de “Baixinho da Kaiser”, o ator José Valien Royo volta a ser protagonista de uma publicidade no mercado de bebidas. O profissional foi contratado para a mais nova campanha do e-commerce de vinhos Wine. Com o mote “O Brasil é o país do Vinho” e o tom voltado para o humor, o trabalho de comunicação criado pela agência Innova AATB conta com filmes e peças digitais em display, Youtube, Facebook e Instagram.

O primeiro vídeo entrou no ar nesta quinta-feira, 1, no canal da marca no Youtube, e sugere a combinação entre o churrasco e o vinho. “E se churrasco é coisa de brasileiro, por que não o vinho ser a bebida oficial do evento?”, questiona Alexandre Carmona, sócio-diretor da Innova AATB. De acordo com Laura Barros, diretora de marketing da Wine, as mensagens bem-humoradas têm como intenção democratizar ainda mais o vinho no Brasil.

Vale lembrar que essa não é a primeira campanha que José Valien Royo protagoniza após sua longínqua história com a Kaiser. Em 2014, o ator também fez comerciais promovendo a tequila El Jimador. Abaixo uma entrevista jogo-rápido com Valien.

Meio & Mensagem – Como foi o seu começo como garoto propaganda e qual é a parte de sua carreira artística que as pessoas ainda não conhecem tanto?
José Valien Royo – Eu comecei a aparecer de fato em 1986, quando o Zaragoza, o “Z” da DPZ, e o diretor Cláudio Meyer, perceberam que eu tinha jeito para a coisa. Meu primeiro comercial com eles logo ganhou prêmio em Cannes. Eu não estava acertando os passinhos que eu tinha que fazer no filme e o Zaragoza autorizou que fosse errado, daquele jeito mesmo. E foi um sucesso. Como a tomada da câmera era feita de cima, o Cláudio Meyer pediu para eu colocar um boné, para que a minha careca não brilhasse. Pronto! De forma improvisada, estava criado o personagem. O que pouca gente sabe é que já tentaram até roubar o meu primeiro boné, que hoje eu guardo em um cofre.

Você já fez campanhas de cerveja, tequila e agora vinho… Já foi garoto propaganda de algum outro trabalho fora desta segmentação de bebidas?
Nos tempos de minha saudosa Kombi, como fazia transporte de equipamentos para filmagens, cheguei a ter pequenas participações em comerciais do creme Nivea e dos macarrões Vulcania. Mas me firmei mesmo a partir de 1986, quando passei a ser protagonista de comerciais de cerveja.

Depois de tanto tempo atuando em campanhas publicitárias… O que você aprendeu com esse mercado?
Aprendi a lidar com o público, com a fama, com a imprensa, e que a gente nunca deve perder a humildade: se eu obtive sucesso, foi graças ao carinho das pessoas, da mídia, das empresas e agências para as quais trabalhei. Por isso, tenho muito respeito e gratidão por todos.

“A propaganda, como tudo na vida, é cíclica. O novo sempre vem, já dizia a música”

Você acha que na publicidade de hoje ainda há espaço para o surgimento de fenômenos de popularidade como você, o Carlinhos Moreno e o Sebastian?
A propaganda, como tudo na vida, é cíclica. O novo sempre vem, já dizia a música… Acredito, sim, que novos personagens possam surgir. As nossas agências têm criatividade para novas ideias.

Você acha que o humor é essencial na construção de um bom garoto propaganda para a marca?
O humor é essencial para a vida. O público gosta disso. Afinal, o nosso dia a dia já é difícil demais. Com leveza, com alegria, a mensagem publicitária pode ser transmitida para o consumidor de forma muito mais comunicativa.

Qual é a sinergia do seu personagem com esse mercado de vinhos?
Vinho é uma bebida que incorpora todos os sentimentos, principalmente nos bons momentos. É uma bebida parceira da vida. Não há quem resista a um bom vinho. A minha sintonia com vinho é total. Sempre com moderação, é claro.

Crédito da imagem do topo: John Murzaku/ Unsplash

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    GranPlus enfatiza o sabor como diferencial no mercado pet

    Marca da BRF Pet renova posicionamento de comunicação e amplia a atuação ao entrar nas categorias de patês e biscoitos para cães e gatos

  • Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Comfort contrata Taís Araújo como embaixadora

    Além da atriz, marca terá nomes como Ademara, Ana Flávia Cavalcanti, Arthur Picoli, Letícia Vaz, Lore Rufis, Rafa César e Sarah Fonseca em seu time de influenciadores