Economia brasileira cresceu 2,3% em 2013

Buscar

Economia brasileira cresceu 2,3% em 2013

Buscar
Publicidade

Marketing

Economia brasileira cresceu 2,3% em 2013

País cresceu mais do que nações desenvolvidas como Estados Unidos e Reino Unido, mas menos do que China e Coreia do Sul


27 de fevereiro de 2014 - 10h38

O Produto Interno Bruto (PIB), que representa a soma de todos os bens e serviços produzidos no País, teve um crescimento de 2,3 % em 2013, ano em que a economia brasileira movimentou R$ 4,84 trilhões. Os dados foram divulgados na manhã desta quinta-feira, 27, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado é superior ao registrado em 2012, quando o PIB aumentou 1%. Mas fica abaixo do melhor ano do governo Dilma Rousseff em termos de crescimento econômico: em 2011, a alta foi de 2,7%.

Também foram revelados os índices para o quarto trimestre de 2013 (entre outubro e dezembro), período em que o PIB nacional cresceu 0,7% na comparação com os três meses anteriores (julho a setembro) e 1,9% em relação ao mesmo período de 2012.

Setores

Entre os setores produtivos, a agropecuária cresceu 7% no ano passado. Os serviços cresceram 2%, e a indústria, 1,3%. Em relação à demanda, a formação bruta de capital fixo teve alta de 6,3%. O consumo das famílias (que cresceu pelo décimo ano consecutivo, com alta de 2,3%) e o consumo governamental (1,9%) também superaram os índices de 2012.

O pior resultado foi registrado no comércio com outros países. Enquanto as importações cresceram 8,4%, as exportações aumentaram apenas 2,5%.

Comparação

O desempenho do PIB brasileiro em 2013 foi inferior ao de outros países em desenvolvimento, como China (alta de 7,7%) e Coreia do Sul (2,8%). Ficou acima, no entanto, de algumas das principais economias do mundo, como Estados Unidos (1,9%), Reino Unido (1,9%), Japão (1,6%), Alemanha (0,4%) e França (0,3%).

A estimativa do Fundo Monetário Internacional (FMI) para a média mundial de crescimento econômico em 2013 é de 3%.

Com informações da Agência Brasil 

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras