São Paulo quer marcas patrocinando parques

Buscar

São Paulo quer marcas patrocinando parques

Buscar
Publicidade

Marketing

São Paulo quer marcas patrocinando parques

Adidas é o primeiro investidor do projeto da Secretaria do Meio Ambiente que quer atrair parceiros para cuidar de equipamentos públicos


19 de outubro de 2016 - 10h56

Ciclovia, no parque Villa-Lobos

Ciclovia, no parque Villa-Lobos

Nesta quarta-feira, 19, a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo (SMA) apresenta um pacote de patrocínios, convênios e parcerias com objetivo de alavancar parques, espaços e equipamentos públicos. Essa iniciativa consiste em auxiliar na manutenção dos parques Villa-Lobos, da Juventude, Alberto Löfgren, Água Branca, Guarapiranga, da Fundação Zoológico e do Instituto de Botânica, lugares sob a responsabilidade do Sistema Ambiental Paulista.

A expectativa é que o projeto movimente, em 2017, entre R$ 10 milhões e R$ 30 milhões, sendo destinado metade para as reformas e metade para os pagamentos de diretos.

A decisão da SMA foi embasada em dois motivos. Primeiro, a necessidade de possuir receitas que equilibrem o orçamento dos parques públicos. Segundo, a oportunidade do setor privado de interagir com ambientes urbanos e, por consequência, da população de possuir serviços melhores. “O privado é sempre mais eficiente e ágil na gestão. As empresas possuem mais recursos para investir, enquanto o Estado precisa seguir diversas leis de licitações”, complementa Ricardo Salles, secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo.

“As marcas atingiram um público super qualificado”, conta Ricardo Salles

A novidade, que pretende chamar a atenção de agências e anunciantes, chega em formato de projeto piloto. “A ideia é desenvolver isso depois com grandes patrocinadores, no modelo ‘Adote um parque’. Acho que é uma grande oportunidade para o setor privado atingir a população, através de ativos que já possuem um posicionamento forte”, afirma. Lugares com alto fluxo de pessoas, que têm potencial publicitário, como quadras e campos de futebol, quadras poliesportivas, ciclovias e orquidários também fazem parte dos ativos.

O primeiro projeto foi negociado com a Adidas. A SMA fechou um convênio com a marca esportiva alemã para a reforma de uma quadra de futebol, com grama artificial, e a montagem de uma chutelaria, ponto de empréstimo gratuito de chuteiras, no parque Villa-Lobos. Além disso, a Adidas será responsável por recuperar duas quadras de vôlei de praia e fornecer, semanalmente, aulas de futebol e vôlei aos frequentadores do local. A previsão de entrega da quadra é dezembro e existe a possibilidade de renovação do acordo por mais três.

 

Maquete da quadra patrocinada pela Adidas

Maquete da quadra patrocinada pela Adidas, no parque Villa-Lobos

A Adidas, assim como qualquer patrocinador do projeto, ganha o direito de expor seu logo nos ambientes públicos. Fazendo surgir, naturalmente, a preocupação com os limites da exploração publicitária. “A maior preocupação que nós temos é manter a harmonia dos parques, evitando sua poluição. Mas, o lado bom é que gerará diversos atrativos ao público”, explica Salles.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas