Campus Party faz dez anos com foco em colaboração

Buscar

Campus Party faz dez anos com foco em colaboração

Buscar
Publicidade

Marketing

Campus Party faz dez anos com foco em colaboração

Evento espera receber 90 mil pessoas com atrações voltadas a ciência e empreendedorismo


31 de janeiro de 2017 - 15h01

 

Foto: Reprodução

Na história da Campus Party estão nomes como Steve Wozniak, cofundador da Apple e o político Al Gore

A Campus Party nasceu na Espanha como um encontro para discussão de tecnologia e ciência, em 1997. O evento, que acontece de 31 de janeiro a 5 de fevereiro em São Paulo, chega à décima edição no Brasil com um público fiel, de programadores e empreendedores até artistas e criativos, passando por toda gama de interessados em tecnologia e digital.

Na história da Campus Party estão nomes como Steve Wozniak, cofundador da Apple e o político Al Gore. A edição atual, assim como as anteriores, aposta em um time eclético de palestrantes. O evento terá a presença de Mitch Lowe, um dos fundadores do Netflix, o grafiteiro Kobra, a cientista Duilia F. de Mello, o ator Gregório Duvivier, entre outros. Ainda, haverá diversas maratonas de programação temáticas em parceria com marcas e órgãos como a ONU, para desenvolvimento de tecnologias de mobilidade urbana, agricultura e erradicação da pobreza.

O evento deve receber cerca de 90 mil visitantes na área aberta, sendo 10 mil “campuseiros”, acampados no espaço. As palestras e workshops acontecem no decorrer de todo o dia, numa estimativa de 700 horas de conteúdo. Tonico Novaes, diretor-geral da Campus Party no Brasil, explica que o evento foi sendo construído em conjunto com o público ao longo dos anos. “Tomamos a iniciativa de trazer os ‘campuseiros’ para perto da organização. Fizemos uma campanha para saber como a Campus Party tinha mudado a vida deles, e também a campanha ‘Vire um Curador’, onde eles poderiam indicar palestrantes. Para isso, tinham que ligar para o palestrante e convencê-lo a vir”, explica.

A ideia era colocar as indicações em uma votação e, ao final, as 50 mais votadas seriam inseridas na grade. “Tivemos tantas indicações positivas e alinhadas com o evento que selecionamos 74 palestras para fazer parte do conteúdo”, conta o diretor. Ao longo dos anos, o evento foi crescendo em volume de atrações: se no início contava com cerca de 300 palestrantes, este ano, serão 750.

Com o passar do tempo, a Campus Party Brasil foi tomando corpo e hoje conta com pelo menos duas edições anuais no País. Ano passado, o evento foi feito também em Recife, Brasília e Minas Gerais. A proposta é expandir ainda mais o evento como plataforma nacional de tecnologia. “O Brasil é o país com o maior número de edições no mundo todo, por mais que o evento exista há 20 anos no restante do mundo. Temos o maior número de edições nacionais por ano e duas novas edições em fase de negociação”, conta o diretor, sem revelar as novas localidades.

Oportunidade para marcas e empreendedores

O evento também traz a quarta edição do Startups & Makers, projeto para impulsionar 160 starups. Para Tonico, mais do que contribuir para o desenvolvimento tecnológico em si, o evento tem tido seu papel como hub para reunir cabeças com interesses em comum, formando comunidades e grupos que geram iniciativas inovadoras fora do âmbito do evento. “A Campus Party é o tipo de segmento difícil de qualificar como evento ou feira, mas na verdade é uma experiência tecnológica. Reunimos desde youtubers e gamers até astrofísicos. O importante nisso tudo é o networking e a troca de experiências que leva à criação de empreendimentos entre o próprio público, dentro dessa oportunidade que a gente propicia”, avalia.

Por meio de discussões sociais e tecnológicas, as marcas também buscam se engajar na Campus Party para se associar aos visitantes. “Muitas empresas estão conosco se apropriando desse conceito para trazer inovação e captar talentos dentro do nosso universo”, afirma Tonico.  A Campus Party 2017 é patrocinada pela John Deere, Visa, Ford, Facebook, Sebrae, Submarino e TNT, e conta também com apoio da Prefeitura de São Paulo.

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Série em vídeo explora marcas que transformaram suas indústrias

    Com quatro episódios, produção de Meio & Mensagem aborda a história dos segmentos de moda, computação, mobilidade e gastronomia

  • Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Trilhos: confira os naming rights nas estações de São Paulo

    Com Morumbi e Jurubatuba, cresce a lista de estações de que adicionaram nomes de marcas como nova fonte de receitas