A segunda geração da Motorola

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A segunda geração da Motorola

Lenovo retira marca da aposentadoria e apresenta nova linha Moto Z2 Play


1 de junho de 2017 - 19h59

Filme da campanha criada pela Ogilvy NY e adaptada no Brasil pela Fbiz (crédito: Reprodução)

Em janeiro de 2016, a Lenovo anunciou o início do processo de aposentadoria da Motorola, comprada pelo grupo chinês em 2014 por quase US$ 3 bilhões. Pouco mais de um ano depois, a marca escapou da aposentadoria e se tornou a grande aposta da fabricante da China para conquistar espaço no mercado de smartphones.

A volta da Motorola foi anunciada em um evento nesta quinta-feira, 1º, em São Paulo, com a presença do vice-presidente global de marketing e comunicação da Lenovo MBG e da Motorola Mobility Jan Huckfeldt, no qual também foi apresentado o Moto Z2 Play, sucessor do Moto Z Play. Foi a primeira vez que o executivo participou de um lançamento no País. Na entrevista a seguir, Huckfeldt comenta a volta da marca Motorola, a estratégia de marketing para o relançamento e os planos para o Brasil.

Jan Huckfeldt (crédito: Divulgação)

Meio & Mensagem – Por que a Lenovo decidiu relançar a marca Motorola?
Jan Huckfeldt – A marca Motorola possui um forte legado como inventora do celular e agora estamos aproveitando essa herança para fortalecer a marca Motorola. Isso nos permite elevar a consciência e o reconhecimento da marca com aqueles que conhecem e adoram a Motorola.

M&M – Em quais categoria a Motorola atuará em sua volta?
Huckfeldt – O mobile continua a ser o foco da Motorola. A Lenovo está comprometida com o mobile mais do que nunca e vê a marca como uma parte crítica de sua estratégia.

M&M – Qual é o público prioritário da marca?
Huckfeldt – Estamos em grande medida direcionados aos entusiastas tecnológicos cujas paixões e interesses vão além dos suportados pelos smartphones de hoje. Essas são as pessoas que procuram a tecnologia mais nova sem sacrificar o estilo, e são as pessoas a quem procurar em questões tecnológicas.

M&M – Quais os mercados principais para a Motorola neste retorno?
Huckfeldt – Estamos focados no restabelecimento da marca Motorola em todas as regiões-chave globalmente. Conforme descrito no último anúncio de resultados da Lenovo, construímos um forte impulso ao longo do ano passado, especialmente no resto do mundo, no negócio mobile, e continuaremos a ver um crescimento sólido em todas as regiões como resultado de estratégias específicas de mercado que nós implementamos, combinadas com nossa capacidade de afinar nosso portfólio de produtos e estratégia de canal para cada mercado.

M&M – Quais são os planos de marketing para o relançamento da marca?
Huckfeldt – Para o relançamento da marca, adotamos uma posição de desafio da indústria, e estamos intensificando os esforços de marketing para combinar. Estamos dobrando nossos ativos de marca mais reconhecíveis — o nome Moto, o símbolo batwing e a assinatura “Hello Moto” — para ajudar a restabelecer a Motorola como uma força no mercado mobile. As agências globais envolvidas são Ogilvy e Weber Shandwick, além de RP1 e Fbiz localmente no Brasil.

Novo modelo Moto Z2 Play (crédito: Reprodução)

M&M – Quais são os planos para o mercado brasileiro?
Huckfeldt – No Brasil, a Motorola tem um forte relacionamento com consumidores, através de uma conexão emocional e centrada em produtos. O Moto Z2 Play é o lançamento para reforçar nossa presença no segmento premium e trará a nova estratégia para a vida real. A campanha de comunicação baseia-se na nova identidade e posicionamento visual, explorando uma execução excepcional para comunicar os principais recursos da marca, e convida os consumidores a aproveitar a vida real através do produto mais disruptivo da categoria: o Moto Snaps.

M&M – A Motorola já foi umas das maiores marcas de handsets do mundo. Como pretendem usar esse histórico no retorno da marca?
Huckfeldt – Estamos totalmente apoiados na rica herança e no DNA da Motorola. Além de nossos dispositivos que dão aos consumidores experiências mais significativas em níveis de preços, acreditamos que dois elementos-chave serão críticos para capturar a atenção das pessoas: o emblemático logotipo de batwing da Motorola — que, como o próprio nome da Motorola, foi reutilizado de uma forma mais flexível, estética e moderna — e a assinatura “Hello Moto”.

Lançamento e campanha
Com design metálico mais fino, carregamento TurboPower, 64 GB de armazenamento e 4 GB de memória RAM, o novo smartphone, que tem foco ultrarrápido e foco laser na câmera traseira, além do flash de LED duplo para selfies, é apresentado com uma inovação contínua da categoria. Seguindo essa linha, a campanha global, criada pela Ogilvy NY e adaptada no Brasil pela Fbiz, estreia um filme (veja acima) de ação que mostra os efeitos do uso do smartphone na vida dos usuários, incluindo os Moto Snaps, que ajudam a reconectar os consumidores à vida real e às pessoas à sua volta.

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