Suvinil investe em mudanças de marca, produto e comunicação

Buscar

Suvinil investe em mudanças de marca, produto e comunicação

Buscar
Publicidade

Marketing

Suvinil investe em mudanças de marca, produto e comunicação

Com investimento de R$ 40 milhões, empresa quer dar mais simplicidade e autonomia ao consumidor de produtos da categoria


24 de maio de 2018 - 10h19

 

Motivada por um estudo encomendado à Kantar, há dois anos, a Suvinil anuncia nesta quinta-feira, 24, uma série de mudanças, a começar pelo logotipo da empresa, refeito pela Interbrand. A pesquisa citada trouxe dados como o fato de 93% das pessoas terem dificuldade no processo de escolha de produtos do segmento e 78% afirmarem que pintariam ambientes com mais frequência caso esse processo fosse mais simples e rápido. De lá para cá, o que a companhia fez, então, foi confrontar essas informações para saber o que poderia oferecer a esse consumidor marcado pela crise econômica, mas que já se sente agora mais animado a tocar novos projetos.

Assim, incluindo estudos de mercado, marca e consumidor, uma nova identidade visual e reposicionamento de marca, assim como a proposta de valor de seus produtos, a empresa está investindo R$ 40 milhões.

Juliana Hosken, diretora de Marketing da Suvinil, afirma que as mudanças buscam estabelecer mais diálogo com o consumidor e oferecer simplicidade, numa cadeia que tem certa complexidade e um cliente mais inteligente, exigente e que quer conversar mais com as marcas.

“Queremos liderar essa mudança, facilitando o processo de escolha dos produtos. Fizemos um estudo robusto de experimentação para ver o que o consumidor valoriza, seu nível de envolvimento em pintura e desconfortos no caminho. Essa foi a base de toda mudança”, explica Juliana. A primeira dessas mudanças foi no logotipo, para trazer mais energia e empatia, além de dar mais modernidade e leveza à marca. As cores laranja, amarela e vermelha foram mantidas no símbolo, mas com nova disposição em camadas e tipografia exclusiva.

A marca também fez ensaios fotográficos com as histórias de pessoas que mudam suas casas e reorganizou sua linha de produtos, de acordo com as motivações de uso. As embalagens foram simplificadas, com linguagem mais leve e direta para explicar os benefícios de cada produto e identificação de texturas e serão mais facilmente visualizadas no PDV.  Agora são quatro linhas principais – Rende e Renova, Cuida e Protege, Tons e Toques e Cor e Estilo. A Suvinil Limpeza Total, um dos lançamentos mais recentes, por exemplo, está dentro da linha “Cuida e Protege”, uma vez que foi elaborada, principalmente, para quem se preocupa com as manchas geradas por crianças e pets, logo, ser uma tinta que facilita a limpeza com uso apenas de pano úmido e detergente neutro. “É um movimento que ajudará a aproximar o consumidor da categoria e aumentar a frequência de compra. Queremos tornar o processo mais simples e as pessoas menos dependentes de outras, nessa compra”, pontua Juliana.

Os materiais de PDV começam a sair agora e uma campanha publicitária em nível nacional para divulgar as novidades nos produtos e marca deve entrar no ar em agosto, pelas mãos da Talent Marcel e, no digital, da SA 365.  Além das ações em redes sociais, a Suvinil está desenvolvendo um novo app e remodelando seu site, para adequá-lo à nova proposta.

Segundo a diretora de marketing da marca, nos últimos anos o mercado esteve estável e agora vive perspectiva de crescimento. “Percebemos o consumidor fazendo mais conta, querendo entender melhor custo-benefício. Vimos crescimento das categorias intermediárias, mais do que na dos produtos mais caros, o que mostra que ele não deixou de pintar, mas reduziu desembolso”, afirma.

A Suvinil não divulga market share, mas afirma liderar o segmento premium e ter registrado crescimento no primeiro trimestre. Para o ano, a expectativa é crescer acima do PIB (entre 3% e 3,5%).  E como resultados das transformações anunciadas, espera levar mais consumidores ao PDV e elevar em 2 pontos percentuais o ebtida (ganhos antes de impostos, juros, depreciação e amortização) sobre as vendas em cinco anos. “Queremos manter nossa liderança e principalmente estar em sintonia com esse novo perfil de consumidor”, sintetiza Juliana.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas