Ação do Chevrolet Tracker debate trollerantes

Buscar

Ação do Chevrolet Tracker debate trollerantes

Buscar
Publicidade

Marketing

Ação do Chevrolet Tracker debate trollerantes

Campanha inspirada na polarização de opiniões nas redes sociais mostra pessoas que xingam e usam discurso de ódio nas redes, mas que não fazem isso na vida cotidiana


25 de fevereiro de 2019 - 6h05

Comercial mostra comportamentos diferentes das pessoas na internet e na vida real (crédito: reprodução)

Os trollerantes são os personagens de destaque da nova campanha do modelo Tracker, da Chevrolet, que propõe um debate sobre a polarização de opiniões nas redes sociais. Os trollerantes, segundo a montadora, xingam, trollam e se utilizam do discurso de ódio na internet, mas, ao vivo, são politicamente corretos. A ação compara os trollerantes e as ruas da cidade, imprevisíveis cada um à sua maneira. A campanha é assinada pela Commonwealth // McCann do Brasil, divisão da WMcCann responsável pelo atendimento da marca, e pela Commonwealth // McCann da Argentina, divisão da McCann Buenos Aires.

Campanha destaca o modelo Tracker (crédito: divulgação)

A campanha, segundo Hermann Mahnke, diretor de marketing da GM na América do Sul, nasceu de uma escuta das redes sociais. “Em mercados como Estados Unidos e Argentina a polarização extrema já vem de longa data. No Brasil, tem acontecido mais recentemente. As pessoas eram muito mais tolerantes e menos intolerantes. Concluímos que as pessoas vivem cada vez mais em suas bolhas e tendem a ter um filtro muito grande para opiniões diversas. Então, quando se deparam com qualquer conceito diferente da crença delas e dos amigos, são geralmente muito agressivas. Enxergamos nisso um insight relevante e resolvemos elaborar a campanha”, explica.

No domingo, 24, entrou no ar um comercial para TV (veja abaixo). A produção destaca situações que demonstram como as pessoas são tolerantes na rua, mas intolerantes na internet. Esta atitude nas redes é simbolizada por pop-ups de posts, com os comentários que a pessoa faria nas redes sociais. Um exemplo é a cena de um homem e uma mulher prestes a entrar num elevador de um prédio comercial. O homem faz um gesto para deixá-la entrar primeiro, mas ela devolve o gesto. O homem então sorri e entra no elevador, e o post/pensamento em cima da cabeça dele diz “Feminista não gosta de gentileza?”.

A produção mostra outros exemplos de situações dos trollerantes e ressalta que as cidades também são imprevisíveis, apresentando o Tracker como um carro urbano que se preocupa com o convívio entre as pessoas da cidade e que, com a discussão, pretende trazer soluções para melhorar o relacionamento entre elas, nas ruas e nas redes. O filme encerra com a assinatura “Chevrolet Tracker. Que nada te impeça de retomar a cidade”.

A ação começou uma semana antes, no digital, com o “Tracker Talks”, live no Facebook e Twitter. Marcos Mion, Marina Person, Negra Li e Fred Elboni, sob a mediação de Leandro Karnal, debateram as características dos trollerantes. As conversas e discussões da live serão compartilhadas, em pílulas, no WhatsApp, em canais dos próprios influenciadores e nos canais proprietários da marca. Outras peças para o digital buscarão fomentar o debate.

*Crédito da imagem do alto: divulgação

Publicidade

Compartilhe

Veja também