O papel do UX na reinvenção de produtos e negócios

Buscar

O papel do UX na reinvenção de produtos e negócios

Buscar
Publicidade

Marketing

O papel do UX na reinvenção de produtos e negócios

Mudança de comportamento do consumidor, transformação digital e dados reforçam a importância do design centrado no ser humano


20 de setembro de 2019 - 6h00

 

Crédito: Pixabay

Apesar de ser uma disciplina cada vez mais frequente no dia-a-dia das empresas, a user experience (UX) ainda é um conceito que desperta curiosidades. O olhar do design orientado ao ser humano muitas vezes se confunde com o design tradicional, no qual o foco está nos produtos. A mudança de comportamento do consumidor, os processos de transformação digital e o aumento na oferta de dados contribuem, no entanto, para que essa disciplina seja cada vez mais importante na reinvenção de produtos e negócios como explica Adriana Gantus, head de new business & clients service do estúdio de design e tecnologia Huia, pertencente ao ecossistema Haus. “A evolução do UX está muito mais atrelada a dados, do que necessariamente à novas tecnologias”, diz Adriana, que lista alguns pontos importantes em relação ao impacto do UX.

A onipresença do UX
Falamos a cada dia mais sobre UX por causa da drástica mudança de comportamento do consumidor, que veio com a transformação digital. As empresas hoje entendem que cada vez mais, existe a necessidade de repensar os serviços e produtos focando em simplificar e facilitar a jornada do cliente. Muitas marcas consolidadas e vistas como “tradicionais” sentiram esse efeito quando viram startups que, do dia para a noite, conquistaram grande parte do mercado, trazendo soluções por meio de tecnologias e interfaces que simplificaram a rotina desses usuários. Um grande exemplo, foi o mercado de banking, que em nove anos foi totalmente repensado depois que sentiu a perda de mercado para fintechs. Procedimento e serviços que antes precisavam ser realizados em agências físicas, foram, por meio do UX, digitalizados e materializados com interfaces simples para aplicativos — reduzindo custos e simplificando a vida do usuário.

Foco na estética x foco no usuário
Design tradicional, como é chamado, é visto pelo mercado como o design puro e simplesmente criativo ou estético, que foi muito aplicado antes dessa revolução digital. É o design que foca no bonito e não necessariamente no usual. Para interfaces e produtos digitais, não é uma opção, pois ele muitas vezes não atende as necessidades de quem vai utilizar essas interfaces e produtos digitais. Diferente do design centrado no usuário, que utiliza metodologias, como design thinking, para trazer os pain points de quem precisa se auto-resolver por meio dessas interfaces. Um exemplo simples é pensar em uma cadeira, que pode ter um design lindo, mas ser extremamente desconfortável. A mesma coisa se formos pensar em interfaces, não necessariamente sites bonitos vão ser usuais.

Impacto para marcas
Hoje, a experiência do usuário impacta diretamente nos modelos de negócio. Ela é uma das peças principais que movimenta o processo de transformação digital de grandes marcas e empresas. Isso porque ela traz grandes mudanças em todas as etapas da jornada do usuário. Desde o momento de busca por conteúdo e informações sobre uma marca, que hoje depende de processos que passam pelo digital, pela forma de pagamento e contratação — que tem que ser cada vez mais simples e rápida –, até repensar o formato dos produtos e serviços. E isso impacta as áreas internas dessas grandes empresas, que muitas vezes, ao longo dos anos, estruturaram áreas, cultura e modelos que precisam ser revistos dentro desse processo.

Evolução tecnológica
A evolução do UX está muito mais atrelada a dados, do que necessariamente à novas tecnologias. O IOT e o VR, por exemplo, não deixam de ser interfaces repensadas para novos ambientes, que saem do ambiente comum da tela do celular e do computador. Aqui o processo continua sendo o mesmo, trazer necessidades dos usuários, contextualizadas em produtos (IOT), ou pensar em cenários que materializem e projetem algo ainda inexistente no mundo físico (VR / AR). A evolução dos dados sim, traz mudanças para o UX. Primeiro, porque os usuários entendem que quanto mais dados cedem, mais personalização eles conseguem de produtos, serviços ou marcas. Outro ponto é que a cada dia a quantidade de dados e informações sobre esse usuário fica mais complexa, o que gera a necessidade de organizar esses dados por meio de algoritmos, que podem contribuir não só com o processo de evolução de interfaces através do UX, mas consequentemente com os negócios.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Grupo Hope quer contratar mil influenciadoras para suas ações

    Marca de moda íntima abre plataforma para que criadoras de conteúdo se inscrevam; são considerados critérios como engajamento e alinhamento com a empresa

  • Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Com Marvel, Desimpedidos lança Taça de futebol de sabão

    Ação visa promover marketplace da empresa norte-americana e contará com episódios divulgados no canal da produtora